segunda-feira, 16 de agosto de 2021

HOJE É TERÇA-FEIRA 17 DE AGOSTO DE 2021: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EM VERDADE VOS DIGO, DIFICILMENTE UM RICO ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS. É MAIS FÁCIL UM CAMELO ENTRAR PELO BURACO DE UMA AGULHA, DO QUE UM RICO ENTRAR NO REINO DE DEUS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 17 de agosto de 2021

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro dos Juízes – Naqueles dias: 11 O anjo do Senhor chegou e se assentou debaixo do carvalho que está em Efra, na propriedade de Joás, filho de Abiezer. Foi quando Gedeão, filho de Joás, estava debulhando o trigo no tanque de pisar uvas, para escondê-lo dos madianitas. 12 O anjo do Senhor apareceu a Gedeão e lhe disse: «o Senhor está com você, valente guerreiro!» 13 Gedeão respondeu: «Meu Senhor, se o Senhor está conosco, por que nos aconteceu tudo isso? Onde estão as maravilhas de que nossos antepassados falavam: o Senhor nos tirou do Egito’? O fato é que agora o Senhor nos abandonou e nos entregou na mão dos madianitas. 14 Então o Senhor se voltou para Gedeão e disse: «Vá. Com suas próprias forças, salve Israel dos madianitas. Sou eu que envio você. 15 Gedeão replicou: «Meu Senhor, como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco da tribo de Manassés, e eu sou o caçula da casa de meu pai!» 16 o Senhor lhe disse: «Eu estarei com você, e você derrotará os madianitas como se fossem um só homem». 17 Gedeão insistiu: «Se alcancei teu favor, dá-me um sinal de que és tu quem fala comigo. 18 Não vás embora antes que eu volte e te faça uma oferta. o Senhor respondeu: «Ficarei aqui até você voltar». 19 Gedeão foi preparar um cabrito e fez pães sem fermento com uma medida de farinha. Colocou a carne numa cesta e o caldo na panela. Trouxe tudo e ofereceu a Javé, debaixo do carvalho. 20 O anjo do Senhor lhe disse: «Pegue a carne e os pães sem fermento, coloque-os sobre esta rocha, e derrame o caldo por cima». Assim fez Gedeão. 21 O anjo do Senhor estendeu a ponta do bastão que tinha na mão, tocou na carne e nos pães sem fermento, e da rocha subiu um fogo, que consumiu a carne e os pães. Nesse momento, o anjo do Senhor desapareceu. 22 Gedeão percebeu que era o anjo do Senhor, e exclamou: «Ah! Meu Senhor o Senhor! Eu vi o anjo do Senhor face a face!» 23 o Senhor lhe respondeu: «Fique em paz e não tenha medo, porque você não morrerá». 24 Então Gedeão construiu aí um altar para o Senhor, e lhe deu o nome de «O Senhor é Paz». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Juízes 6, 11 – 24ª 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 84(85), 9. 11 – 12. 13 – 14 (R. 9b)
REFLEXÃO: O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. – R.

2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus – R.

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, 23 Então Jesus disse aos discípulos: «Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. 24 “E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: «Então, quem pode ser salvo?» 26 Jesus olhou para os discípulos, e disse: «Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.» 27 Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?» 28 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 19, 23 – 30

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna.  Já Pensou. Nisso?
A nossa vida é condicionada por muitos fatores que marcam a natureza humana decaída por causa do pecado. Esses fatores, em geral, nos afastam de Deus e nos impedem de viver plenamente a proposta do Evangelho. A maior dificuldade para superarmos esses fatores se encontra no fato de que nós somos seres naturais, portanto submissos às leis da natureza decaída de modo que para nós isso é impossível. Mas Jesus nos diz no Evangelho de hoje: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível'. Somente confiando plenamente na graça divina e procurando corresponder a ela é que poderemos viver o Evangelho apesar das nossas fraquezas e dos desafios que a vida nos impõe.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário