terça-feira, 10 de agosto de 2021

HOJE É QUARTA-FEIRA 11 DE AGOSTO DE 2021: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XIX SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SE O SEU IRMÃO PECAR, VÁ E MOSTRE O ERRO DELE, MAS EM PARTICULAR, SÓ ENTRE VOCÊS DOIS. SE ELE DER OUVIDOS, VOCÊ TERÁ GANHO O SEU IRMÃO.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 11 de agosto de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XIX SEMANA DO TEMPO COMUM
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Deuteronômio – Naqueles dias: 1 Então Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao pico do Fasga, que fica na frente de Jericó. E o Senhor lhe mostrou toda a terra: desde Galaad até Dã, 2 todo o Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar Mediterrâneo, 3 o Negueb, o distrito da planície de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4 E o Senhor falou a Moisés: «Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: ‘Eu a darei à sua descendência’. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela. 5 E Moisés, servo do Senhor, morreu aí mesmo, na terra de Moab, conforme a palavra do Senhor. 6 Foi sepultado no vale, na terra de Moab, na frente de Bet-Fegor. Até hoje, ninguém sabe onde fica a sepultura dele. 7 Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu. Sua vista não tinha enfraquecido, nem se esgotara seu vigor. 8 Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9 Josué, filho de Nun, estava repleto do espírito de sabedoria, pois Moisés havia imposto as mãos sobre ele. E os israelitas obedeceram a Josué, agindo conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10 Em Israel nunca mais surgiu outro profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecia face a face. 11 Ninguém o igualou em todos os sinais e prodígios que o Senhor o mandou realizar no Egito contra o Faraó, contra toda a sua corte e contra sua terra. 12 Ninguém se igualou a Moisés na mão forte e em todos os feitos grandiosos e terríveis que ele realizou aos olhos de todo o Israel. – Palavra do Senhor. Graças a Deus. 
Deuteronômio 34, 1 – 12

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 65(66), 1 – 3a. 5 e 16 – 17 (R. Cf. 20a.9a)
REFLEXÃO: Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

1 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! – R.

2. Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens! Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 «Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho o seu irmão. 16 Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17 Caso ele não dê ouvidos, comunique à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele der ouvidos, seja tratado como se fosse um pagão ou um cobrador de impostos. 18 Eu lhes garanto: tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu. 19 E lhes digo ainda mais: se dois de vocês na terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está no céu. 20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 18, 15 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu lhes garanto: tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles. Já Pensou. Nisso?
A comunidade é o novo lugar sagrado a partir da encarnação e ressurreição de Jesus. Portanto, as ofensas, mais que a Deus, referem-se à mesma comunidade. Por esse motivo a comunidade tem o poder de ligar e desligar as ofensas. Em algum sentido poderíamos dizer que a primeira confissão é perante a comunidade. Pedir perdão à comunidade seguindo este método: primeiro pedir perdão ao irmão ofendido e depois perante testemunhas e mais tarde diante de toda a comunidade. Por este motivo na Igreja primitiva a reconciliação era comunitária. Não bastava fazer uma simples confissão sacramental individual e as coisas continuarem como se a ofensa fosse primeiro contra Deus e tudo ficava resolvido com uma simples confissão. A pessoa podia ficar tranqüila porque já pediu perdão a Deus, mas a comunidade continua ferida e dividida. É toda a comunidade que foi ofendida. Arrepender-se é reconstruir as relações rompidas, porque Deus está presente ali onde dois ou três se reúnem em seu nome.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário