terça-feira, 3 de agosto de 2021

HOJE É QUARTA-FEIRA 04 DE AGOSTO DE 2021: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EIS QUE UMA MULHER CANANÉIA, VINDO DAQUELA REGIÃO, PÔS-SE A GRITAR: SENHOR, FILHO DE DAVI, TEM PIEDADE DE MIM: MINHA FILHA ESTÁ CRUELMENTE ATORMENTADA POR UM DEMÔNIO! JESUS DISSE, MULHER É GRANDE A SUA FÉ! SEJA FEITO COMO VOCÊ QUER.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 04 de agosto de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro dos Números – Naqueles dias: 1 O Senhor falou a Moisés: 2 «Mande gente para explorar o país de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Mande um de cada tribo, e que todos sejam chefes. 25 Quarenta dias depois voltaram os exploradores 26 e se apresentaram diante de Moisés, Aarão e toda a comunidade de Israel, no deserto de Farã, em Cades. Diante deles e da comunidade, fizeram seu relatório e mostraram os frutos da terra. 27 O relatório deles foi o seguinte: «Entramos na terra aonde você nos enviou. É uma terra onde corre leite e mel, e aqui vocês podem ver os frutos dela. 28 Mas o povo que mora no país é poderoso, e as cidades são grandes e fortificadas. Também vimos aí os filhos de Enac. 29 Os amalecitas ocupam a região do Negueb; os heteus, amorreus e jebuseus vivem na montanha; os cananeus moram junto do mar e às margens do Jordão. 30 Então Caleb fez o povo ficar em silêncio diante de Moisés, e falou: «Temos que subir e tomar posse dessa terra; nós podemos fazer isso». 31 Mas os homens que haviam acompanhado Caleb replicaram: «Não podemos atacar esse povo, porque ele é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, começaram a pôr defeitos na terra que haviam explorado: «A terra que fomos explorar é uma terra que devora seus habitantes; o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Aí nós vimos gigantes, os filhos de Enac, que são gigantes mesmo. Tanto para nós próprios, como para eles, nós parecíamos gafanhotos. 1 Então toda a comunidade de Israel começou a gritar e berrar, e o povo se queixou a noite inteira. 26 E o Senhor continuou a dizer a Moisés e Aarão: 27 «Até quando essa comunidade perversa continuará murmurando contra mim? Ouvi os filhos de Israel se queixarem contra mim. 28 Diga a eles: Por minha vida - oráculo do Senhor, eu os tratarei conforme o que vocês me jogaram na cara. 29 Seus cadáveres cairão neste deserto. E todos os que foram recenseados, de vinte anos para cima, e que murmuraram contra mim, – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Números 13, 1 – 2. 25 – 14, 1. 26 – 29

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 105(106), 6 – 7a. 13 – 14. 21 – 22. 23 (R. 4a)
REFLEXÃO: Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1 Pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios; ano Egito nossos pais não se importaram com os vossos admiráveis grandes feitos. – R.

2. Mas bem depressa esqueceram suas obras, não confiaram nos projetos do Senhor. No deserto deram largas à cobiça, na solidão eles tentaram o Senhor. – R.

3. Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. – R.

4. Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, 21 Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. 22 Nisso, uma mulher Cananéia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. “Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» 23 Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» 24 Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» 25 Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» 26 Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» 27 A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 28 Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 15, 21 – 28

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos. É verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos. Jesus lhe disse: Mulher é grande a sua fé! Seja feito como você quer. Já Pensou. Nisso?
O Evangelho de hoje nos revela a diferença fundamental entre o judaísmo e o cristianismo, entre as idéias do povo de Israel e as idéias que devem marcar a vida da Igreja. Para o povo de Israel, ele era o único povo de Deus e não poderia haver outro e as demais nações da terra não poderiam receber os benefícios de Deus. Para a Igreja, todos os homens e mulheres do mundo, de todas as classes, línguas e nações, são objetos da ação salvífica de Deus, de modo que a graça divina é para todos e a salvação é universal. No primeiro momento do Evangelho de hoje, Jesus nos mostra que é verdadeiramente um judeu, mas no segundo, nos mostra como verdadeiramente devemos ser e agir.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário