sexta-feira, 13 de agosto de 2021

HOJE É SÁBADO 14 DE AGOSTO DE 2021: TEMA DO DIA SÁBADO DA XIX SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: DEIXAI AS CRIANÇAS, E NÃO AS PROIBAIS DE VIREM A MIM, PORQUE DELAS É O REINO DOS CÉUS. LEVARAM CRIANÇAS A JESUS, PARA QUE IMPUSESSE AS MÃOS SOBRE ELAS E FIZESSE UMA ORAÇÃO.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 14 de agosto de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XIX SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Josué – Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14 Agora, portanto, temam ao Senhor, servindo-o com integridade e fidelidade. Tirem do meio de vocês os deuses, a quem seus antepassados serviram no outro lado do rio Eufrates e no Egito. Sirvam ao Senhor. 15 Contudo, se vocês acham que não é bom servir ao Senhor, escolham hoje a quem vocês querem servir: aos deuses que seus antepassados serviram no outro lado do rio Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, na terra dos quais agora vocês habitam. Eu e minha família serviremos ao Senhor. 16 Então o povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor para servir a outros deuses! 17 Foi o Senhor nosso Deus quem nos tirou, a nós e a nossos antepassados, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem fez esses grandes sinais diante de nossos olhos, e nos protegeu por todo o caminho que percorremos e entre todos os povos no meio dos quais atravessamos. 18 Foi o Senhor quem expulsou de diante de nós todos os povos e os amorreus que habitavam a terra. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, pois ele é o nosso Deus. 19 Josué replicou: «Vocês não poderão servir ao Senhor, porque ele é um Deus santo, um Deus ciumento. Ele não perdoará suas transgressões e pecados. 20 Se vocês abandonarem o Senhor para servir aos deuses estrangeiros, ele se voltará de novo contra vocês, e os maltratará e destruirá, apesar de lhes ter feito o bem. 21 O povo respondeu a Josué: «Não! Nós serviremos ao Senhor. 22 Então Josué disse ao povo: «Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor». O povo respondeu: «Nós somos testemunhas». 23 Josué disse: «Pois bem! Joguem fora os deuses estrangeiros que vocês têm, e inclinem o coração para o Senhor, o Deus de Israel. 24 O povo disse a Josué: «Nós serviremos ao Senhor nosso Deus e a ele obedeceremos». 25 Nesse dia, Josué fez uma aliança com o povo e, em Siquém, estabeleceu para eles um estatuto e um direito. 26 Josué escreveu essas palavras no livro da Lei de Deus. Depois, pegou uma grande pedra e a ergueu aí, debaixo do carvalho que está no santuário do Senhor. 27 Em seguida, disse ao povo: «Esta pedra será um testemunho contra nós, porque ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos disse. Será um testemunho contra vocês, para que não reneguem o seu Deus. 28 Em seguida, Josué despediu o povo, e cada um voltou para a sua herança. 29 Algum tempo depois morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com cento e dez anos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Josué 24, 14 – 29

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 15(16), 1 – 2a e 5.  7 – 8. 11 (R.  5a)
REFLEXÃO: O Senhor é a porção da minha herança!

1. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! – R.

2. Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. – R.

3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, 13 Então levaram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas, e rezasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Jesus, porém, disse: «Deixem as crianças, e não lhes proíbam de vir a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas.» 15 E depois de pôr as mãos sobre as crianças, Jesus partiu daí. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 19, 13 – 15

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Deixem as crianças, e não lhes proíbam de vir a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas. Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Já Pensou. Nisso?
Muitas vezes, pelo fato de procurarmos viver de forma coerente os valores do Evangelho e percebermos os erros e os problemas que existem no mundo de hoje por parte de muitas outras pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer Jesus como nós o conhecemos, corremos o risco de fazer exatamente o contrário daquilo que Jesus exige de nós. Pode acontecer que nos coloquemos como intermediários entre Jesus e as pessoas não para aproximá-las dele, como é a sua vontade, mas para impedir que se aproximem dele por não serem dignas, negando a elas a oportunidade da graça da conversão e da vida nova em Cristo.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário