segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

HOJE É TERÇA-FEIRA 29 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DO V DIA NA OITAVA DO NATAL DO NATAL: HAVIA TAMBÉM UMA PROFETISA CHAMADA ANA: PÔS-SE A FALAR DO MENINO A TODOS QUE ESPERAVAM A LIBERTAÇÃO DE JERUSALÉM.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 29 de dezembro de 2020

 Tema do Dia 

Havia também uma profetisa chamada Ana: Pôs-se a falar do menino a todos que esperavam a libertação de Jerusalém.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DO V DIA NA OITAVA DO NATAL DO NATAL
 (branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 3 Para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus mandamentos. 4 Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. 5 Por outro lado, o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. É assim que reconhecemos que estamos com ele: 6 quem diz que está com Deus deve comportar-se como Jesus se comportou. 7 Caríssimos, não lhes comunico um mandamento novo, mas o mandamento antigo, esse mesmo que vocês receberam desde o princípio. O mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram. 8 E, no entanto, o mandamento que lhes comunico é novo - pois ele é verdadeiro em Jesus e em vocês - porque as trevas já estão se afastando, e a verdadeira luz já está brilhando. 9 Quem afirma que está na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10 Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há ocasião de tropeço. 11 Ao contrário, quem odeia o seu irmão está nas trevas: caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São João 2, 3 – 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 
Salmo Responsório: 95(96), 7 – 8a. 8b – 9. 10 (R. 11a)
REFLEXÃO: O céu se rejubile e exulte a terra!

1. Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! – R.

2. Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! – R.

3. Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor. 25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. 26 O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, 28 Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo: 29 «Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. 30 Porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel. 33 O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino. 34 Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: «Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 2, 22 – 35

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Pôs-se a falar do menino a todos que esperavam a libertação de Jerusalém. O menino crescia e ficava forte, cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava com ele. Já Pensou. Nisso?
No Evangelho de Lucas chama a atenção que o autor apresente homens e mulheres realizando as mesmas funções. Ontem apresentava nos Simeão mostrando o menino e hoje apresenta Ana "falando do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém" O evangelho convida a celebrar e a escutar a mensagem que Ana traz às pessoas que crêem em Jesus. Apesar de que se quis silenciar e negar a experiência das novas profetisas, a mensagem de Ana precisa ser ouvida. Hoje mais do que nunca devemos celebrar o serviço incondicional que as profetisas de hoje prestam não somente no templo, mas em casa, na sociedade. Como Ana, nossa mãe profetisa, devemos "dar graças a Deus" pelos jejuns, orações e serviços que as mulheres continuam prestando em favor do reino de Jesus. Lucas nos desafia a deixar nossos medos e machismo para atender ao anúncio de libertação que Jesus nos oferece por meio da profetisa Ana.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário