quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

HOJE É SEXTA–FEIRA 11 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA SEXTA–FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: COM QUEM EU VOU COMPARAR ESTA GERAÇÃO? NÃO OUVEM NEM A JOÃO NEM AO FILHO DO HOMEM.

 

Hoje é sexta-feira, 11 de dezembro de 2020 

Tema do Dia 

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO
S. DÁMASO, MEMÓRIA
(roxo – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 16 Você as abanará e o vento levará tudo embora, o vendaval as dispersará. E você se alegrará com o Senhor e se orgulhará do Santo de Israel. 17 Os pobres e os indigentes buscam água, mas não a encontram; estão com a língua seca de sede. Eu mesmo, o Senhor, responderei a eles; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. 18 Pois eu vou rasgar córregos em colinas secas, abrir fontes pelos vales; transformarei o deserto num lago e a terra seca em minas de água. 19 No lugar do deserto colocarei cedro, acácia, mirto e oliveira; na terra seca plantarei ciprestes, olmeiros e pinheiros. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 41, 17 – 19

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 1, 1 – 2. 3. 4. 6 (R. CF.Jo 8,12)
REFLEXÃO: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1. Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar. – R.

2. Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. – R.

3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16 «Com quem eu vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que se dirigem aos colegas, e dizem: 17 ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram, cantamos uma música triste e vocês não bateram no peito’. 18 Veio João, que não come nem bebe, e disseram: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores’. Mas, a sabedoria foi justificada por suas obras.  – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 11, 16 – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Com quem eu vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que se dirigem aos colegas, e dizem: Tocamos flauta e vocês não dançaram, não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. Já Pensou. Nisso?
O capricho e a teimosia são obstáculos para o tempo do Advento e para qualquer época do ano em nossa vida, porque impedem que a graça de Deus possa agir plenamente em nós. Isaías e Mateus no-lo recordam. Muitos cristãos que procuram fazer as coisas à sua maneira, querem os tempos ao seu gosto, são rebeldes, parecem-se com pessoas que não acatam os mandamentos de Deus ou com crianças caprichosas que não entram no jogo. Hoje a Palavra nos convida a ouvir o Senhor nos seus mandamentos, a ouvir João no seu convite a preparar o caminho, a ouvir Jesus na sua proposta do Reino de Deus. Não sejamos daquelas pessoas cronicamente insatisfeitas que se refugiam na crítica, vendo apenas o negativo na história e nas pessoas com queixas constantes. Levemos a sério Cristo e sua Igreja e isso mudará nossa vida. "A sabedoria é reconhecida por suas obras." Quanta teimosia, obstinação, infantilidade e imaturidade habitam em meu coração?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário