quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

HOJE É QUINTA-FEIRA 03 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DO ADVENTO: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: POR OUTRO LADO, QUEM OUVE ESSAS MINHAS PALAVRAS E NÃO AS PÕE EM PRÁTICA, É COMO O HOMEM SEM JUÍZO, QUE CONSTRUIU SUA CASA SOBRE A AREIA.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 03 de dezembro de 2020

 Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DO ADVENTO
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 1 Nesse dia se cantará este cântico na terra de Judá: «Nós temos uma cidade forte. Para protegê-la, o Senhor a protegeu com muro e contra-muro. 2 Abram as portas para que entre o povo justo, que se mantém fiel. 3 De modo firme, tu garantirás a paz, porque ela confia em ti. 4 Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor é uma rocha para sempre. 5 Ele rebaixou os moradores das alturas, a cidade inatingível. Abateu-a até o solo, arrasou-a no pó. 6 Ela será calcada aos pés pelos pobres e pisada pelos fracos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 26, 1 – 6

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 117(118) 1 e 8 – 9. 19 – 21. 25 – 27a (R. 26a)
REFLEXÃO: Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor! Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! 'Eterna é a sua misericórdia!' É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!' – R.

2. Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! 'Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!' Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! – R.

3. Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!' Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 24 «Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 21. 24 – 27

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Já Pensou. Nisso?
Ouvir e pôr em prática as palavras de Jesus no evangelho de Mateus, equivale a "fazer a vontade do Pai do céu". A comunidade de Mateus, pelo jeito, se sente segura em sua relação com Deus por "ter Abraão como Pai" (Mt 3,9). Jesus desmascara esta teologia e anuncia com clareza, que não é confessando seu nome, nem reclamando privilégios, mas ouvindo e pondo em prática suas palavras, é que se tem garantia absoluta de fazer parte do movimento alternativo de Jesus. Freqüentemente esquecemos o forte convite de Jesus a "ouvir e por em prática suas palavras". Desde o púlpito e da cátedra temos "confessado" muito, e talvez, alienado a comunidade com grandes discursos, mas nossas práticas não as refletem. Não podemos enganar-nos com falsas espiritualidades distantes das palavras libertadoras de Jesus a favor dos pobres. Só assim nossas palavras transformadas em ações concretas a favor dos insignificantes, darão a garantia de que nossa casa, comunidade, está realmente fundamentada em Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário