sábado, 12 de dezembro de 2020

HOJE É DOMINGO 13 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA III DOMINGO DO ADVENTO: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: NO MEIO DE VÓS ESTÁ AQUELE QUE VÓS NÃO CONHECEIS. JOÃO DECLAROU: «EU SOU UMA VOZ GRITANDO NO DESERTO: ‘APLAINEM O CAMINHO DO SENHOR’!

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 13 de dezembro de 2020

 Tema do Dia

 Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: No meio de vós está aquele que vós não conheceis. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

III DOMINGO DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros, 2 para promulgar o ano da graça do Senhor, 10 Transbordo de alegria no Senhor, e me regozijo com meu Deus, porque ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com jóias. 11 Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor Deus faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 61, 1 – 2ª. 10 – 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Lc 1, 46 – 48. 49 – 50. 53 – 54 (R. Is 61,10b)
REFLEXÃO:    A minh'alma se alegra no meu Deus.

1. A minha alma engrandece o Senhor, o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. – R.

2. porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. – R.

3. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses – Irmãos: 16 Estejam sempre alegres, 17 rezem sem cessar. 18 Dêem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo. 19 Não extingam o Espírito, 20 não desprezem as profecias; 21 examinem tudo e fiquem com o que é bom. 22 Fiquem longe de toda espécie de mal. 23 Que o próprio Deus da paz conceda a vocês a plena santidade. Que o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados de modo irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Quem chamou vocês é fiel e realizará tudo isso. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Tessalonicenses 5, 16 – 24

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: 6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 19 O testemunho de João foi assim. As autoridades dos judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntarem a João: «Quem é você?» 20 João confessou e não negou. Ele confessou: «Eu não sou o Messias.» 21 Eles perguntaram: «Então, quem é você? Elias?» João disse: «Não sou.» Eles perguntaram: «Você é o Profeta?» Ele respondeu: «Não.» Então perguntaram: 22 «Quem é você? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. Quem você diz que é?» 23 João declarou: «Eu sou uma voz gritando no deserto: ‘Aplainem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías.» 24 Os que tinham sido enviados eram da parte dos fariseus. 25 E eles continuaram perguntando: «Então, por que é que você batiza se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» 26 João respondeu: «Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele. 28 Isso aconteceu em Betânia, na outra margem do Jordão, onde João estava batizando. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 1, 6 – 8. 19 – 28

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu sou uma voz gritando no deserto: ‘Aplainem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías. No meio de vós está aquele que vós não conheceis. Pensou. Nisso?
O evangelho de João nos apresenta o testemunho de João Batista que aprofundaremos ao longo desta semana litúrgica. A leitura nos introduz dizendo que este é o testemunho de João e logo nos conta que de Jerusalém os dirigentes judeus enviaram delegados para perguntar a João se ele era o Messias ou Elias que precederia à chegada do Messias. A resposta de João é ambígua. Se não o reconhecem como Messias tampouco o vão reconhecer como Elias que há de vir; entretanto, reconhecem-no como a voz que clama no deserto, que prepara a vinda do Messias. A resposta gera uma pergunta lógica nos emissários judeus: se não é você, então por que batiza? Sua resposta é parecida com a primeira: o batismo de água é um batismo purificador, externo, mas aquele que virá trará um batismo que purificará a todo o ser humano e diante do qual o batismo de João é só uma antecipação. É claro que a figura de João Batista tem grande importância para as primeiras gerações cristãs. Além de identificá-lo com o profeta Elias, muitos dos seguidores de João pertenceram às primeiras comunidades cristãs. Por outro lado, foi crítico frente o poder dominante dos romanos e de Herodes, o que acarretou sua morte. Foi um homem que soube entregar-se à sua missão e foi capaz de ver no futuro que se aproximava, os tempos esperados.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário