sábado, 26 de dezembro de 2020

HOJE É DOMINGO 27 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA DOMINGO SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ DO NATAL: O MESSIAS É O FILHO DE DEUS: JESUS FOI ENCONTRADO POR SEUS PAIS NO MEIO DOS DOUTORES. O MENINO CRESCIA E FICAVA FORTE, CHEIO DE SABEDORIA.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 27 de dezembro de 2020 

Tema do Dia 

O Messias é o Filho de Deus: Jesus foi encontrado por seus pais no meio dos doutores. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

DOMINGO SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ DO NATAL
 (branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura do Livro do Eclesiástico: 3 Quem honra o próprio pai alcança o perdão dos pecados, 4 e quem respeita sua mãe é como quem ajunta um tesouro. 5 Quem honra seu pai será respeitado pelos seus próprios filhos, e quando rezar será atendido. 6 Quem honra o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao Senhor dará alegria à sua mãe. 7 Quem teme ao Senhor, honra seus pais, e serve a eles como se fossem seus patrões. 8 Honre a seu pai em atos e palavras, para que a bênção dele venha sobre você. 9 A bênção do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldição da mãe arranca os alicerces. 10 Não se vanglorie com a desonra de seu pai, porque você não conseguirá honra nenhuma com a desonra de seu pai. 11 Pois a glória do homem está na honra do seu pai, e a desonra da mãe é vergonha para os filhos. 12 Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. 13 Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze, enquanto você está em pleno vigor, 14 pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido. 15 No dia do perigo, o Senhor se lembrará de você, e seus pecados se derreterão como geada ao sol. 16 Quem despreza seu pai é um blasfemador, e quem irrita sua mãe será amaldiçoado pelo Senhor. 17 Meu filho, seja modesto em sua atividade, e será mais estimado que um homem generoso. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Eclesiástico 3, 3 – 7. 14 – 17a (gr. 2 – 6. 12 – 14)

 Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 127(128), 1 – 2. 3. 4 – 5 (R. 1)
REFLEXÃO: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

1. Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! – R.

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. – R.

3. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses – Irmãos: 12 Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. 13 Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. 14 E acima de tudo, vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição. 15 Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. 16 Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele. 18 Mulheres sejam submissas a seus maridos, pois assim convém a mulheres cristãs. 19 Maridos amem suas mulheres e não sejam grosseiros com elas. 20 Filhos obedeçam em tudo a seus pais, porque isso agrada ao Senhor. 21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Colossenses 3, 12 – 21

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor. 25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. 26 O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, 28 Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo: 29 «Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. 30 Porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel. 33 O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino. 34 Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: «Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. 36 Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Tinha-se casado bem jovem, e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficou viúva, e viveu assim até os oitenta e quatro anos. Nunca deixava o Templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. 38 Ela chegou nesse instante, louvava a Deus, e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Quando acabaram de cumprir todas as coisas, conforme a Lei do Senhor, voltaram para Nazaré, sua cidade, que ficava na Galiléia. 40 O menino crescia e ficava forte, cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 2, 22 – 40

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Sagrada Família de Jesus, Maria e José do Natal: O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino. O menino crescia cheio de sabedoria. O Messias é o Filho de Deus. Já Pensou. Nisso?
O Evangelho de Lucas que hoje meditamos nos conta, dentro do gênero dos "relatos da infância", o rito da apresentação do menino no Templo, celebrado também pelos pais de Jesus. A passagem de hoje conclui com algumas palavras muito importantes, que, juntamente com outras passagens paralelas de Mateus, proclamam o "progresso" no "crescimento" de Jesus "em idade, sabedoria e graça, diante dos homens e diante de Deus". Houve tempos em que a "cristologia vertical descendente", que foi a cristologia clássica, via a necessidade de corrigir estas palavras, dizendo que, obviamente, Jesus não podia "crescer, progredir em sabedoria e em graça", porque já era perfeito desde sempre... A cristologia renovada, agora "ascendente", pelo contrário, se fixou nestes versículos e os sublinhou: seria o próprio Evangelho que estaria afirmando que Jesus "foi se fazendo”, não só crescendo em idade, mas também "em sabedoria" e até "na graça"! Este evangelho, e seus paralelos, é por isso muito importantes, na medida em que nos incita a nos dissociarmos das abordagens gregas estáticas, metafísicas. A “encarnação” não teria ocorrido em um momento, como uma centelha de conexão instantânea entre duas “naturezas”, a divina e a humana, mas, em qualquer caso, deveria ser pensada como um processo histórico.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário