segunda-feira, 20 de junho de 2022

HOJE É TERÇA-FEIRA 21 DE JUNHO DE 2022: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS OUTROS VOS FAÇAM, FAZEI TAMBÉM A ELES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 21 de junho de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos – Naqueles dias: 9 Senaquerib mandou outros mensageiros a Ezequias, comunicando: 10 «Falem assim a Ezequias, rei de Judá: Que o Deus em que você confia não o engane, dizendo que Jerusalém não cairá em poder do rei da Assíria. 11 Você mesmo ouviu dizer o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações, destruindo-as completamente. Como você poderia escapar? 14 Ezequias pegou a carta da mão dos mensageiros e a leu. Depois subiu ao Templo, abriu a carta diante do Senhor, 15 e rezou: «o Senhor, Deus de Israel, que te assentas sobre os querubins. Tu és o único Deus de todos os reinos do mundo. Tu fizeste o céu e a terra. 16 Inclina teu ouvido, o Senhor, e escuta! Abre teus olhos, o Senhor, e olha! Ouve as palavras de Senaquerib, que mandou mensageiros para insultar o Deus vivo! 17 É verdade, o Senhor: os reis da Assíria devastaram todos os países e seus territórios. 18 Queimaram todos os seus deuses, porque não são deuses, mas obras de mãos humanas. São madeira e pedra, e por isso eles conseguiram destruí-los. 19 Agora, o Senhor nosso Deus, salva-nos da mão deles, para que todos os reinos do mundo saibam que só tu, o Senhor, és Deus. 20 Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: «Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escutei o que você me pediu a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21 Eis o oráculo que o Senhor pronuncia contra ele: A virgem capital de Sião despreza e caçoa de você. A cidade de Jerusalém balança a cabeça atrás de você. 31 Porque de Jerusalém sairá um resto, e do monte Sião os sobreviventes. O zelo do Senhor dos exércitos fará tudo isso. 32 Portanto, assim diz o Senhor sobre o rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha nela. Não se aproximará com o escudo, nem levantará aterro contra ela. 33 Ele voltará por onde veio, e não entrará nesta cidade, oráculo do Senhor. 34 Eu protegerei esta cidade e a salvarei, pela minha honra e pela honra do meu servo Davi. 35 Nessa mesma noite, o anjo do Senhor saiu e feriu cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. 36 Senaquerib, rei da Assíria, levantou o acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí ficou. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 19, 9b – 11. 14 – 21. 31 – 35a. 36

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 47(48), 2 – 3a. 3b – 4. 10 – 11 (R. Cf. 9d)
REFLEXÃO: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

1. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo. – R.

2. Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso. – R.

3. Recordamos Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 «Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês.» 12 «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. 13 «Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 6. 12 – 1 4

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, Já Pensou. Nisso?
O discurso da montanha vai chegando ao fim. A liturgia de hoje apresenta três recomendações de Jesus a seus discípulos e constata como é difícil assumi-las na própria vida. 1) A doutrina de Jesus é comparável e se apresenta em paridade de condições com as prescrições de Moisés sobre os alimentos sagrados (Ex 22-30). Corresponde à comunidade o discernimento de seus destinatários. 2) Jesus formula positivamente a máxima "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" conhecida no judaísmo e no mundo antigo (Tb 4,15). Sua nova formulação é muito mais exigente e se propõe como síntese da instrução do primeiro testamento. 3) Jesus aplica a seu ensinamento um motivo amplamente recomendado nas Escrituras (Dt 30, 15-20). Optar pela lei de Cristo é escolher o caminho que conduz à vida e, ainda mais, a evidência indica que poucos escolhem caminhar por ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário