segunda-feira, 13 de junho de 2022

HOJE É TERÇA-FEIRA 14 DE JUNHO DE 2022: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SEDE PERFEITOS COMO O VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO. VOCÊS OUVIRAM O QUE FOI DITO: AME O SEU PRÓXIMO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 14 de junho de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA  XI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Após a morte de Nabot, 17 Então o Senhor dirigiu a palavra a Elias, o tesbita: 18 «Levante-se e desça ao encontro de Acab, rei de Israel, que está em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde foi para tomar posse. 19 Diga-lhe: Assim diz o Senhor: Você matou, e ainda por cima está roubando? Por isso, assim diz o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o seu. 20 Acab disse a Elias: «Então, meu inimigo, você me surpreendeu?» Elias respondeu: «Sim, eu surpreendi você. Pois você se deixou subornar para fazer o que o Senhor reprova. 21 Por isso farei cair sobre você a desgraça. Vou deixá-lo sem descendência, vou exterminar todo israelita da sua família, escravo ou livre que urina na parede. 22 Farei com sua casa como fiz com a casa de Jeroboão, filho de Nabat, e com a casa de Baasa, filho de Aías, porque você provocou a minha ira e fez Israel pecar. 23 O Senhor também pronunciou uma sentença contra Jezabel: «Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. 24 A pessoa da família de Acab que morrer na cidade será devorada pelos cães, e quem morrer no campo será comido pelas aves do céu. 25 De fato, não houve ninguém que se tivesse vendido como Acab, incitado por sua mulher Jezabel, para fazer o que o Senhor reprova. 26 Ele agiu de modo abominável, cultuando ídolos, como faziam os amorreus que Javé tinha expulsado diante dos israelitas. 27 Quando Acab ouviu essas palavras, rasgou as roupas, vestiu-se com pano de saco e fez jejum. Dormia vestido de pano de saco e andava abatido. 28 Então o Senhor dirigiu a palavra a Elias, o tesbita: 29 Você viu como Acab se humilhou diante de mim? Por se ter humilhado diante de mim, eu não o castigarei durante a sua vida; mas castigarei a sua família no tempo do seu filho. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
I Reis 21, 17 – 29

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 50(51), 3 – 4. 5 – 6a. 11 e 16 (R. 3a)
Reflexão: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! – R.

2. Eu reconheço toda a minha iniqüidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.

3. Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões! Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ 44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! 45 Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. 46 Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 5, 43 – 48

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo! Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Já Pensou. Nisso?
A máxima "sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" institui o modo de proceder de Deus como paradigma de nossas vidas. Freqüentemente nos sentimos cômodos estabelecendo categorias que nos diferenciam e permitem classificar a realidade ou discriminar situações de modo claro porque desta maneira encontramos os parâmetros de nossas ações. Isto nos garante seguranças e até nos permite fazer alardes sobre nossa conduta. O mandato evangélico, por sua vez, nos convida a dar um salto qualitativo para transformar o dia a dia em algo extraordinário. Jesus assinala que na vida já não podemos mover-nos por puras simpatias ou antipatias, nem tampouco segundo a bondade ou maldade manifesta de terceiros, nem pela fraternidade que nos une. Exige que nos inspiremos em nosso Pai que persevera na prática do bem, como expressão de sua justiça. O preceito não implica atitudes temerárias nem ingênuas, mas bem o contrário: conscientes das realidades que vivemos, este deverá ser um chamado à conversão fundamentado no amor e na oração.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário