domingo, 19 de junho de 2022

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 20 DE JUNHO DE 2022: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TIRE PRIMEIRO A TRAVE DO SEU PRÓPRIO OLHO, E ENTÃO VOCÊ ENXERGARÁ BEM PARA TIRAR O CISCO DO OLHO DO SEU IRMÃO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 20 de junho de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tire primeiro a trave do seu próprio olho.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos Reis – Naqueles dias: 5 Em seguida, o rei da Assíria invadiu todo o país e cercou Samaria durante três anos. 6 No ano nove do reinado de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Os israelitas foram levados para Hala, para as margens do Habor, rio de Gozã, e também para as cidades da Média. 7 Tudo isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra o Senhor seu Deus, que os havia tirado da terra do Egito e libertado da opressão do Faraó, rei do Egito. Eles adoraram outros deuses, 8 e seguiram os costumes das nações que o Senhor havia expulsado diante deles. 13 O Senhor tinha advertido Israel e Judá, por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: «Convertam-se do seu mau comportamento, e obedeçam aos meus mandamentos e estatutos, de acordo com toda a Lei que dei a seus antepassados e que lhes transmiti através de meus servos, os profetas. 14 Eles, porém, não obedeceram e foram mais teimosos ainda que seus antepassados, que não tinham acreditado no Senhor seu Deus. 15 Desprezaram os estatutos dele e a aliança que ele havia feito com seus antepassados, bem como as advertências que lhes havia feito. 18 Então o Senhor ficou irritado contra Israel, e o atirou para longe de si. Restou apenas a tribo de Judá. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Reis 17, 5 – 8. 13 – 15a. 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 59(60), 3. 4 – 5. 12 – 13 (R. 7b)
REFLEXÃO: Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!

1. Rejeitastes, ó Deus, vosso povo e arrasastes as nossas fileiras; vós estáveis irado: voltai-vos! – R.

2. Abalastes, partistes a terra, reparai suas brechas, pois treme. Duramente provastes o povo, e um vinho atordoante nos destes. – R.

3. se vós, Deus, rejeitais vosso povo e não mais conduzis nossas tropas? Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; nada vale o socorro dos homens! Mas com Deus nós faremos proezas, e ele vai esmagar o opressor. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Não julguem, e vocês não serão julgados. 2 De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. 3 Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4 Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: ‘deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você mesmo tem uma trave no seu? 5 Hipócrita tire, primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 1– 5

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não julguem, e vocês não serão julgados. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? Hipócrita tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão. Já Pensou. Nisso?
Santa Teresa de Ávila discorria que a "humildade é andar na verdade"; e Santo Antônio Maria Claret, por sua parte, recomendava que seus missionários procurassem crescer nesta virtude, considerada pelo santo a mais necessária para a missão, e a cujo exame havia dedicado longos anos de sua vida. Talvez seja esta a chave para abordar o evangelho de hoje, de per si muito eloqüente. Jesus pede que seus discípulos evitem julgar os demais. Ao fazê-lo demonstram uma atitude própria dos ambientes religiosos (da qual nem seus seguidores circunstanciais nem os membros da comunidade do evangelista Mateus percebem ter sido uma exceção). Trata-se da hipocrisia que se disfarça de genuíno interesse pelos irmãos. Poderia atribuir ao olho a capacidade ou incapacidade da complexa tarefa de contemplar a totalidade das situações. Jesus, no entanto, indica que convém responsabilizar-nos pela comunidade assumindo antes, sem complexos e com sadio realismo, o trabalhoso discernimento da própria vida.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário