quarta-feira, 15 de junho de 2022

HOJE É QUINTA-FEIRA 16 DE JUNHO DE 2022: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: JESUS ACOLHEU-AS, MULTIDÕES E FALAVA A ELAS SOBRE O REINO DE DEUS, E RESTITUÍA A SAÚDE A TODOS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 16 de junho de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Todos comeram e ficaram satisfeitos.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO DO TEMPO COMUM
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 18 Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, levou pão e vinho, 19 e abençoou Abrão, dizendo: «Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos a você». E Abrão lhe deu a décima parte de tudo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gn 14, 18 – 20

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 109(110), 1. 2. 3. 4 (R. 4bc)
REFLEXÃO: Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1. Palavra do Senhor ao meu Senhor: Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés! – R.

2. O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: Domina com vigor teus inimigos; – R.

3. Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei! – R.

4. Jurou o Senhor e manterá sua palavra: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 23 De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24 e, depois de dar graças, o partiu e disse: «Isto é o meu corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim.» 25 Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: «Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim.» 26 Portanto, todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
ICor 11, 23 – 26

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, 11 As multidões souberam disso, e o seguiram. Jesus acolheu-as, e falava a elas sobre o Reino de Deus, e restituía a saúde a todos os que precisavam de cura. 12 A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos se aproximaram de Jesus, e disseram: «Despede a multidão. Assim eles podem ir aos povoados e campos vizinhos para procurar alojamento e comida, porque estamos num lugar deserto. 13 Mas Jesus disse: «Vocês é que têm de lhes dar de comer.» Eles responderam: «Só temos cinco pães e dois peixes... A não ser que vamos comprar comida para toda esse gente!» 14 De fato, estavam aí mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: «Mandem o povo sentar-se em grupos de cinqüenta.» 15 Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16 Então Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou sobre eles a bênção e os partiu, e ia dando aos discípulos a fim de que distribuíssem para a multidão. 17 Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda foram recolhidos doze cestos de pedaços que sobraram. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 9, 11b – 17

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Jesus acolheu-as, multidões e falava a elas sobre o Reino de Deus, e restituía a saúde a todos os que precisavam de cura. Já Pensou. Nisso?
No final do v. 12 percebemos que tudo está acontecendo em um lugar deserto. Isso certamente lembra o caminho do povo escolhido através do deserto desde o Egito para a terra prometida, uma época em que Israel experimentou a misericórdia de Deus através de grandes prodígios, como o dom do maná. A atitude dos discípulos lembra as resistências e a incredulidade de Israel diante do poder de Deus que se concretiza através de obras salvíficas em favor do povo (Ex 16,3-4).
A resposta de Jesus: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (v. 13) é um artifício literário para destacar a missão dos discípulos. Estes, naquela tarde perto de Betsaida e através da história da Igreja, são chamados a colaborar com Jesus, preocupados em conseguir pão para seus irmãos. Depois que os discípulos acomodaram o povo, Jesus “tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu-os e deu-os aos discípulos para repartir entre o povo” (v 16).

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário