segunda-feira, 21 de junho de 2021

HOJE É TERÇA-FEIRA 22 DE JUNHO DE 2021: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TUDO O QUE VOCÊS DESEJAM QUE OS OUTROS FAÇAM A VOCÊS, FAÇAM VOCÊS TAMBÉM A ELES. POIS NISSO CONSISTEM A LEI E OS PROFETAS.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 22 de junho de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis: 2 Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5 Ló, que acompanhava Abrão, também possuía ovelhas, bois e tendas, 6 de modo que não podiam viver juntos na terra, porque suas posses eram tão grandes que não podiam morar juntos. 7 Por isso houve discussões entre os pastores de Abrão e os de Ló. Nesse tempo, os cananeus e ferezeus habitavam nessa terra. 8 Abrão disse a Ló: «Não haja discussões entre nós, nem no meio de nossos pastores, porque somos irmãos. 9 A terra inteira está diante de você. Por isso lhe peço que se separe de mim. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda. 10 Ló ergueu os olhos e viu que o vale do Jordão, até a entrada de Segor, era todo irrigado; isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra: parecia o jardim do Senhor ou o Egito. 11 Ló escolheu para si todo o vale do Jordão e emigrou para o oriente. E assim os dois irmãos se separaram. 12 Abrão morou em Canaã, e Ló nas cidades do vale, armando suas tendas até Sodoma. 13 Os habitantes de Sodoma eram grandes criminosos e pecavam contra o Senhor. 14 O Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: «Erga os olhos, e aí, do lugar onde você está, olhe para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15 Eu darei toda a terra que você está vendo, a você e à sua descendência, para sempre. 16 Tornarei a sua descendência como a poeira da terra: quem puder contar os grãos de poeira da terra, poderá contar seus descendentes. 17 Levante-se, e percorra esta terra no seu comprimento e na sua largura, pois eu a darei a você». 18 Abrão levantou a tenda e foi estabelecer-se junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e aí construiu um altar em honra do Senhor. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 13, 2. 5 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 14(15), 2 – 3ab. 3cd – 4ab. 5 (R. 1b)
REFLEXÃO: Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. – R.

2. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. – R.

3. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 «Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês.» 12 «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. 13 «Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 6. 12 – 1 4

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, Já Pensou. Nisso?
O discurso da montanha vai chegando ao fim. A liturgia de hoje apresenta três recomendações de Jesus a seus discípulos e constata como é difícil assumi-las na própria vida. 1) A doutrina de Jesus é comparável e se apresenta em paridade de condições com as prescrições de Moisés sobre os alimentos sagrados (Ex 22-30). Corresponde à comunidade o discernimento de seus destinatários. 2) Jesus formula positivamente a máxima "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" conhecida no judaísmo e no mundo antigo (Tb 4,15). Sua nova formulação é muito mais exigente e se propõe como síntese da instrução do primeiro testamento. 3) Jesus aplica a seu ensinamento um motivo amplamente recomendado nas Escrituras (Dt 30, 15-20). Optar pela lei de Cristo é escolher o caminho que conduz à vida e, ainda mais, a evidência indica que poucos escolhem caminhar por ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário