sexta-feira, 25 de junho de 2021

HOJE É SÁBADO 26 DE JUNHO DE 2021: TEMA DO DIA SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU DIGO A VOCÊS: MUITOS VIRÃO DO ORIENTE E DO OCIDENTE, E SE SENTARÃO À MESA NO REINO DO CÉU JUNTO COM ABRAÃO, ISAAC E JACÓ. EXISTE ALGUMA COISA IMPOSSÍVEL PARA O SENHOR? VOLTAREI A TI E SARA JÁ TERÁ UM FILHO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 26 de junho de 2021

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu digo a vocês: muitos virão e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1 o Senhor apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. 2 Levantando os olhos, Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostrou por terra, 3 dizendo: «Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. 4 Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. 5 Vou trazer um pedaço de pão e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês. Eles responderam: «Está bem. Faça o que está dizendo. 6 Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande. 7 Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. 8 Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam. 9 Depois eles perguntaram: «Onde está sua mulher Sara?» Abraão respondeu: «Está na tenda». 10 O hóspede disse: «No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho. Sara estava na entrada da tenda, atrás de Abraão, e ouviu isso. 11 Ora, Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara já não tinha regras. 12 Sara riu por dentro, pensando: «Agora que sou velha vou provar o prazer, e com um marido tão velho?» 13 Javé, porém, disse a Abraão: «Por que Sara riu, dizendo: ‘Será que vou dar à luz agora que sou velha?’ 14 Por acaso, existe alguma coisa impossível para Javé? Neste mesmo tempo, no próximo ano, eu voltarei a você, e Sara já terá um filho. 15 Sara, que estava assustada, negou: «Eu não ri». Mas ele tornou a dizer: «Não negue, você riu.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 18, 1 – 15

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Lc 1, 46 – 47. 48 – 49. 50 – 51. 52 – 53. 54-55 (R.54b)
REFLEXÃO: O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

1. A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador. – R.

2. pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! – R.

3. Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. – R.

4. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. – R.

5. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo. 5 Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: 6 «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» 7 Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» 8 O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. 9 Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» 10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! 11 Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. 12 Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes. 13 Então Jesus disse ao oficial: «Vá, e seja feito conforme você acreditou.» E nessa mesma hora o empregado do oficial ficou curado. 14 Jesus foi para a casa de Pedro, e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. 15 Então Jesus tocou a mão dela, e a febre a deixou. Ela se levantou, e começou a servi-los. 16 À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 5 – 17

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.  Já Pensou. Nisso?
O evangelho da liturgia deste sábado capta em três episódios a intensa atividade de Jesus na cidade de Cafarnaum. O relato acentua três aspectos distintos aos quais podemos dirigir nossa atenção para meditar sobre o que Deus nos diz fazer nossa oração e encaminhar as ações de nossas vidas. 1) A narrativa deixa claro o poder de Jesus para curar somente com a força de sua palavra ou o mero contato de sua mão. 2) Jesus, por sua parte, destaca a fé do centurião romano e a abertura universal da salvação que Deus oferece aos seus. 3) Por último, o evangelista oferece sua interpretação dos acontecimentos: A ação de Jesus a favor da vida é o cumprimento da profecia de Isaías. De que maneira experimentamos a salvação de Deus em nossos dias? Como é nossa fé? E o centurião, que exemplo nos deixa? Como tratamos o irmão que sofre? Que palavra de Deus se cumpre hoje em nós?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário