domingo, 13 de junho de 2021

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 14 DE JUNHO DE 2021: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU VOS DIGO: NÃO ENFRENTEIS QUEM É MALVADO! EU, PORÉM, LHES DIGO: NÃO SE VINGUEM DE QUEM FEZ O MAL A VOCÊS.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 14 de junho de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 1 Visto que somos colaboradores de Deus, nós exortamos vocês para que não recebam a graça de Deus em vão. 2 Pois Deus diz na Escritura: «Eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio.» É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação. 3 De nossa parte, evitamos dar qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4 Pelo contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus: pela grande perseverança nas tribulações, necessidades, angústias, 5 açoites, prisões, desordens, fadigas, vigílias e jejuns; 6 pela pureza, ciência, paciência e bondade, pela atuação do Espírito Santo, pelo amor sem fingimento, 7 pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas ofensivas e defensivas da justiça; 8 na glória e no desprezo, na boa e na má fama; tidos como impostores e, no entanto, dizendo a verdade; 9 como desconhecidos e, no entanto, conhecidos; como agonizantes e, no entanto, estamos vivos; como castigados e, no entanto, livres da morte; 10 como tristes e, no entanto, sempre alegres; como indigentes e, no entanto, enriquecendo a muitos; nada tendo, mas tudo possuindo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 6, 1 – 10

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 97(98), 1. 2 – 3ab. 3cd – 4 (R.2a)
REFLEXÃO: O Senhor fez conhecer a salvação.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39 Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! 40 Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! 41 Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! 42 Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 5, 38 – 42

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! Já Pensou. Nisso?
A declaração de Jesus estabelece que qualquer tentativa de justiça com as próprias mãos, ou qualquer busca de vingança às injustiças sofridas, não são condutas próprias de seus seguidores. Jesus declara ainda que a centralidade das pessoas em suas necessidades são determinantes para o comportamento da comunidade do Reino. Porém, em algumas ocasiões, crer em Jesus não é fácil e pensamos que praticar estes mandamentos está fora de nossas possibilidades. Por sorte, ou graça de Deus, encontramos numerosos exemplos que admiramos justamente por este tipo de comportamento: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, as Mães e as Avós da Praça de Maio. Não se trata de afrouxar na busca pela verdade nem de resignar-se na luta pela justiça, muito menos de esquecer ou perdoar como um tonto. Trata-se de desmantelar o modo operante que pretende alcançar uma reparação com maior injustiça ou violência. Trata-se de dar a palavra às vítimas e desmascarar os que sacrificam os outros com suas práticas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário