sexta-feira, 4 de junho de 2021

HOJE É SÁBADO 05 DE JUNHO DE 2021: TEMA DO DIA SÁBADO DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU GARANTO A VOCÊS: ESSA VIÚVA POBRE DEPOSITOU MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS QUE DEPOSITARAM MOEDAS NO TESOURO.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 05 de junho de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos no Tesouro.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Tobias – Naqueles dias: 1 Terminada a festa do casamento, Tobit chamou seu filho Tobias e lhe disse: «Filho, está na hora de você pagar a esse homem que o acompanhou e dar-lhe também alguma gratificação. 5 Então Tobias o chamou e disse: «Como pagamento, pegue metade de tudo o que você trouxe e vá em paz». 6 Mas ele chamou os dois à parte, e disse: «Bendigam a Deus e proclamem diante de todos os seres vivos os benefícios que ele concedeu a vocês. Bendigam e cantem ao seu Nome. Anunciem a todos os homens, como convêm, as obras de Deus. E não se cansem de lhe agradecer. 7 É bom manter oculto o segredo do rei, mas é necessário revelar e manifestar as obras de Deus. Pratiquem o bem, e não lhes acontecerá nenhuma desgraça. 8 Vale mais a oração com jejum e a esmola com justiça, do que a riqueza adquirida com a injustiça. É melhor praticar a esmola do que acumular ouro. 9 A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Quem pratica esmola, terá vida longa. 10 Os pecadores e injustos são inimigos de si próprios. 11 Vou revelar-lhes toda a verdade, sem ocultar nada. Já lhes expliquei que é bom manter oculto o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser proclamadas publicamente. 12 Quando você e Sara rezavam, era eu quem apresentava o memorial da súplica de vocês diante do Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos. 13 Quando você não teve dúvidas em deixar o almoço, a comida, para ir esconder um morto, eu fui mandado para provar a sua fé. 14 Da mesma forma fui mandado para curar você e sua nora Sara. 15 Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor glorioso. 20 Agora bendigam ao Senhor na terra, e agradeçam a Deus. Volto para aquele que me enviou. Escrevam tudo o que lhes aconteceu. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Tobias 12, 1. 5 – 15. 20

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Tb 13, 2. 6. 7. 8 (R. 2a)
REFLEXÃO: Bendito seja Deus, que vive eternamente!

1. Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar. – R.

2. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito! Vossas obras celebrem a Deus e exaltem o Rei sempiterno! – R.

3. Eu desejo, de toda a minh'alma alegrar-me em Deus, Rei dos céus. – R.

4. Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos - Naquele tempo, 38 E Jesus continuava ensinando: «Tenham cuidado com os doutores da Lei. Eles gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39 gostam dos primeiros lugares nas sinagogas e dos lugares de honra nos banquetes. 40 No entanto, exploram as viúvas e roubam suas casas, e para disfarçar fazem longas orações. Por isso eles vão receber uma condenação mais severa. 41 Jesus estava sentado diante do Tesouro do Templo e olhava a multidão que depositava moedas no Tesouro. Muitos ricos depositavam muito dinheiro. 42 Então chegou uma viúva pobre, e depositou duas pequenas moedas, que valiam uns poucos centavos. 43 Então Jesus chamou os discípulos, e disse: «Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos os outros que depositaram moedas no Tesouro. 44 Porque todos depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva na sua pobreza depositou tudo o que tinha tudo o que possuía para viver. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 12, 38 – 44

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Então Jesus chamou os discípulos, e disse: Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos os outros que depositaram moedas no Tesouro. Porque todos depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva na sua pobreza depositou tudo o que tinha tudo o que possuía para viver. Já Pensou. Nisso?
Jesus mostra o exemplo de uma viúva, símbolo, para o Israel do seu tempo, de um dos sujeitos mais pobres daquela sociedade. A viúva está em contraposição aos "letrados" personagens que apareciam no relato de ontem. Eles se sentem superiores com tudo o que sabem e se aproveitam dos mais fracos. Não vivem a gratuidade. Toda a vida de Jesus é um ato de gratuidade. Não teve problemas para entregar-se ele mesmos. É belo entender a admiração que Jesus manifesta, neste relato, pela atitude da viúva pobre. O maravilhoso de sua oferenda, é que não dá "algo." Não dá "o que lhe sobra." Oferece o que tem para viver; em palavras bem concretas: "ela se dá a si mesma." Ela mesma "se faz oferenda." Isso que a viúva faz é o que Jesus fará a vida toda e essa doação será ratificada na Cruz. Posso dizer que minha vida verdadeiramente está regida pela gratuidade? Vivo em tal liberdade que a generosidade é o estado natural de minha existência?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário