quinta-feira, 29 de abril de 2021

HOJE É SEXTA-FEIRA 30 DE ABRIL DE 2021: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 30 de abril de 2021 

Tema do Dia 

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu Sou O Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA
SÃO PIO V, PAPA (MEMÓRIA FACULTATIVA)
(branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26 Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós. 27 Porque os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que são lidas aos sábados. 28 Embora não encontrassem nenhum motivo para condenar Jesus à morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. 29 Depois de fazerem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, 31 e durante muitos dias ele apareceu àqueles que o acompanharam da Galiléia para Jerusalém. Agora, eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32 Nós anunciamos a vocês este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33 ele a cumpriu plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no segundo Salmo: ‘Você é o meu filho, eu hoje o gerei’. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 13, 26 – 33

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 2, 6 – 7. 8 – 9. 10 – 11 (R. 7)
REFLEXÃO: Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Aleluia, Aleluia, Aleluia

1 'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!' O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! – R.

2. Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!  – R.

3. E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 Jesus continuou dizendo: «Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.» 5 Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» 6 Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 14, 1 – 6

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: E para onde eu vou vocês já conhecem o caminho. Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Já Pensou. Nisso?
A expressão "não se perturbe" posta nos lábios de Jesus revela a situação de competição que viviam as primeiras comunidades cristãs. Provavelmente havia ali um espírito de competição e busca por prestígio. É por isso que faz sentido a promessa de Jesus de preparar e oferecer muitas moradas, ou seja, um quarto para todos aqueles que são fiéis e perseverantes no seguimento. Jesus comunica aos seus discípulos a promessa de estar sempre com eles. Ele retorna para estabelecer uma comunidade autêntica com todos os seus seguidores. Diante das inquietações e incertezas próprias, Ele se manifesta como o caminho, a verdade e a vida. Ou seja, como projeto, palavra e esperança para todos que o seguem sem desmaiar. O caminho exige perseverança para seguir em frente, a verdade implica ser sempre autêntico e a vida é o incentivo para se mover pela mão de Jesus para a casa do Pai. Quais são as características do seguimento de Jesus? Como otimizar esse monitoramento na vida pessoal e comunitária? Como resolver as dificuldades do caminho?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário