sexta-feira, 16 de abril de 2021

HOJE É SÁBADO 17 DE ABRIL DE 2021: TEMA DO DIA SÁBADO DA II SEMANA DA PÁSCOA: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VIRAM JESUS ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS E APROXIMANDO-SE DA BARCA. ELES FICARAM COM MEDO. JESUS DISSE. SOU EU.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 17 de abril de 2021 

Tema do Dia 

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Enxergaram Jesus, andando sobre as águas. Eles ficaram com medo. Jesus disse. Sou Eu. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA II SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2 Então os Doze convocaram uma assembléia geral dos discípulos, e disseram: «Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. 3 Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4 Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra. 5 A proposta agradou a toda a assembléia. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6 Todos estes foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um grande número de sacerdotes judeus obedecia à fé cristã. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 6, 1 – 7

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 
Salmo Responsório: 32(33), 1 – 2. 4 – 5. 18 – 19 (R.22)
REFLEXÃO: Sobre nós venha Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! – R.

2. Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. – R.

3. O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: 16 Ao cair da tarde, os discípulos de Jesus desceram ao mar. 17 Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já era noite, e Jesus ainda não tinha ido ao encontro deles. 18 Soprava vento forte e o mar estava agitado. 19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. Então ficaram com medo, 20 mas Jesus disse: «Sou eu. Não tenham medo. 21 Eles quiseram recolher Jesus na barca, mas nesse instante a barca chegou à margem para onde estavam indo. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 6, 16 – 21

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia.

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: viram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. Então ficaram com medo, mas Jesus disse: «Sou eu. Não tenham medo. Eles quiseram recolher Jesus na barca, mas nesse instante a barca chegou à margem para onde estavam indo. Já Pensou. Nisso?
Quando a escuridão invade o coração, isto é, o interior do ser humano ou da sociedade, surgem perplexidades, dúvidas, inseguranças. Quantas vezes em nossa vida passamos por "noites escuras da alma"? Não entendemos o que se passa ao nosso redor, não encontramos a saída dos problemas, às vezes insignificantes, nos enredamos em assuntos triviais. Perdemos o horizonte da existência. Foi o que os discípulos de Jesus experimentaram naquela tarde no lago da Galileia. É por isso que o movimento das águas os assusta porque os deixa sem chão, sem segurança. Mas a presença de Jesus esclarece tudo. Ele é a âncora que nos permite desembarcar nas margens da vida com esperança e fortaleza. Quando Jesus está no meio da vida, entre os discípulos, sente-se a segurança do Reino. Não é uma falsa segurança, mas a segurança que gera confiança para pular nas águas turbulentas da vida cotidiana. Você já viveu momentos de incerteza? Como você saiu deles? Sua fé o ajudou?
 
Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário