segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

HOJE É TERÇA-FEIRA 05 DE JANEIRO DE 2021: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA DO NATAL: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: MAS JESUS RESPONDEU: «VOCÊS É QUE TÊM DE LHES DAR DE COMER.»

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 05 de janeiro de 2021

 Tema do Dia 

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Mas Jesus respondeu: «Vocês é que têm de lhes dar de comer.» 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA  DO NATAL
(branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. 10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
I João 4, 7 – 10 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 71(72), 1 – 2. 3 – 4ab. 7 – 8 (R. 11)REFLEXÃO: Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2.  Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres,  os filhos dos humildes salvará. – R.

3. Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo: 34 Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles. 35 Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: «Este lugar é deserto e já é tarde. 36 Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer. 37 Mas Jesus respondeu: «Vocês é que têm de lhes dar de comer.» Os discípulos perguntaram: «Devemos gastar meio ano de salário e comprar pão para dar-lhes de comer?» 38 Jesus perguntou: «Quantos pães vocês têm? Vão ver. Eles foram e responderam: «Cinco pães e dois peixes.» 39 Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40 E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas. 41 Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42 Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43 e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44 O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 6, 34 – 44

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. Já Pensou. Nisso?
O amor gera confiança e comunhão. As expressões da carta de São João permitem ver a profundidade e generosidade do amor de Deus. Este é o núcleo do evangelho. Daí que a nossa relação com Deus não pode ser traduzida em desconfiança ou em temor. Aceitar o amor de Deus converte o crente em alguém amado por pura graça, não por mérito seu. É assim como Deus estabelece uma relação de gozosa paternidade conosco e funda nossa confiança filial. Porém, talvez, o mais próprio do amor seja gerar comunhão entre os que se amam. Viver conectado com alguém é talvez o afã mais urgente de nossa sociedade modernizada. Conectar-se é uma necessidade que os meios sociais transformaram em indústria lucrativa. No entanto, muito mais que isso, comunicar-se é o requisito para estabelecer a comunhão entre as pessoas. Somos seres em relação. A comunhão se expressa primeiramente em compartilhar pontos de vista ou bens e em desfrutar juntos. Por isso, cabe perguntar-nos ao início do ano: Com quem e onde queremos gerar confiança e comunhão de vida?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário