quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

HOJE É SEXTA–FEIRA 15 DE JANEIRO DE 2021: TEMA DO DIA SEXTA–FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: O FILHO DO HOMEM TEM PODER NA TERRA PARA PERDOAR PECADOS. DISSE JESUS AO PARALÍTICO LEVANTA PEGA SUA CAMA E VAI PARA CASA!

 

Hoje é sexta-feira, 15 de janeiro de 2021 

Tema do Dia 

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde– ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura da Carta aos Hebreus – Irmão: 1 Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para entrar no descanso de Deus. Não aconteça que alguém de vocês fique para trás! 2 Nós também recebemos como eles uma boa notícia. Mas a mensagem que eles ouviram, de nada lhes adiantou, pois não permaneceram unidos na fé com aqueles que tinham ouvido. 3 Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. 4 Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras». 5 E, de novo, em nosso texto: «Jamais entrarão no meu descanso». 11 Apressemo-nos, pois, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência.  – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Hebreus 4, 1 – 5. 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje 
Salmo Responsório: 77(78), 3 – 4bc. 6c – 7. 8 (R. Cf. 7c)
REFLEXÃO: Não vos esqueçais das obras do Senhor!

1. Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: As grandezas do Senhor e seu poder. – R.

2. Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos. – R.

3. Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos: 1 Alguns dias depois, Jesus entrou de novo na cidade de Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que Jesus estava em casa. 2 E tanta gente se reuniu aí que já não havia lugar nem na frente da casa. E Jesus anunciava a palavra. 3 Levaram então um paralítico, carregado por quatro homens. 4 Mas eles não conseguiam chegar até Jesus, por causa da multidão. Então fizeram um buraco no teto, bem em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os seus pecados estão perdoados.» 6 Ora, alguns doutores da Lei estavam aí sentados, e começaram a pensar: 7 «Por que este homem fala assim? Ele está blasfemando! Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» 8 Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: «Por que vocês pensam assim? 9 O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levante-se, pegue a sua cama e ande?’ 10 Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, - disse Jesus ao paralítico - 11 eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. 12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus dizendo: «Nunca vimos uma coisa assim!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 2, 1 – 12

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados. disse Jesus ao paralítico, eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. Já Pensou. Nisso?
Não há nada nesta vida que não possa ser manipulado, traído e pervertido. Nada escapa desta realidade ou do que acreditamos ser o mais santo: Deus. Os seres humanos, ao longo da história, foram capazes de perverter a ideia de Deus. E as religiões desempenharam um papel decisivo nessa desfiguração. Jesus mostra o verdadeiro rosto de Deus e o desvincula de qualquer situação desumanizante que as pessoas ou grupos humanos possam sofrer.Jesus indica, com as palavras que fala sobre o paralítico, que seu Pai não é o deus da morte, da doença e das correntes desumanas que pregam os estudiosos. Deus é o libertador de todas as correntes que paralisam, é a garantia e o defensor de uma vida digna. Deus é aquele que convida, propõe e dá a vida em plenitude, mas não apenas como vida eterna, mas primeiro como vida terrena, no aqui e agora. Isso é o que Jesus fez com o paralítico que foi apresentado a ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário