domingo, 25 de dezembro de 2022

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 26 DE DEZEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA II DIA NA OITAVA DE NATAL DO NATAL: SANTO ESTEVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR. FESTA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: PORQUE, NESSA HORA, SERÁ SUGERIDO A VOCÊS O QUE VOCÊS DEVEM DIZER. O ESPÍRITO DO PAI DE VOCÊS É QUEM FALARÁ ATRAVÉS DE VOCÊS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA II DIA NA OITAVA DE NATAL DO NATAL
SANTO ESTEVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR. FESTA
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 8 Cheio de graça e poder, Estêvão fazia grandes prodígios e sinais entre o povo. 9 No entanto, alguns membros da sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia começaram a discutir com Estêvão. 10 Mas não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estêvão falava. 54 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55 Repleto do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56 Então disse: «Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus.» 57 Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estêvão. 58 Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 Atiravam pedras em Estêvão, que repetia esta invocação: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Apóstolos 6, 8 – 10; 7, 54 – 59

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 30(31), 3cd – 4. 6 e 8ab. 16bc e 17 (R. 6a)
REFLEXÃO: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

1. Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me! – R.

2. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições. – R.

3. Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17 Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles. 18 Vocês vão ser levados diante de governadores e reis, por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações. 19 Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. 20 Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vocês serão odiados de todos, por causa do meu nome. Mas, aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 10, 17 – 22

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. Já Pensou. Nisso?
É preciso guardar hoje três coisas em nosso coração a propósito do relato sobre o martírio de Estêvão: a primeira, sua fidelidade ao Evangelho, uma fidelidade que está acima da atitude humana de voltar para trás e deixar as coisas assim por temor, por medo ou para não meter-se em problemas com a autoridade estabelecida; a segunda, unida à fidelidade, está o testemunho, uma forma como Lucas sublinha este aspecto é dizendo-nos que pregava com grande autoridade e realizava milagres, isto é, referendava com suas ações o que anunciava com as palavras; e terceira tal como o realiza Jesus, perdoa seus perseguidores. Estêvão morre com a paz do perdão em seu coração, talvez nós ainda que vivos, possamos estar mortos de coração quando não somos capazes de perdoar.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário