domingo, 11 de dezembro de 2022

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 12 DE DEZEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO: QUANDO ISABEL OUVIU A SAUDAÇÃO DE MARIA: A CRIANÇA SE AGITOU NO SEU VENTRE, E ISABEL FICOU CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Tema do Dia

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria: A criança se agitou no seu ventre.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristoz, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, PADROEIRA PRINCIPAL DA AMÉRICA LATINA, FESTA,
 (branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos: 4 Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei 5 para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. 6 A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! 7 Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gálata 4, 4 – 7

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 95(96), 1 – 2a. 2b – 3. 10 (R. 3a)
REFLEXÃO: Manifestai a sua glória entre as nações.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

2. Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! – R.

3. Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu. 46 Então Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do Senhor, 47 meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 1, 39 – 47

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria: A criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Já Pensou. Nisso?
Na festa de Nossa Senhora de Guadalupe lembramos a presença de Maria com rosto latino-americano. Veio da mão dos europeus, porém muito rapidamente se encarnou neste continente e preferiu seguir pela mão dos indígenas, negros, mestiços e brancos, com um coração próprio desta Mãe Terra. Por Maria aprendemos a compreender melhor a proposta do Reino anunciado por Jesus. Foi Maria a pedagoga do cristianismo nesta parte do mundo. Ao longo dos últimos quinhentos anos, vimos Maria caminhando, como no evangelho, por nossos vales, planícies e montanhas. Nós a vimos entrar em nossas casas, sem protocolos nem privilégios, somente saudando e partilhando o melhor de sua vida: Jesus de Nazaré. Por sua simplicidade e ternura não podemos aguentar a vontade de gritar a Deus, pelas graças de nos permitir que a Mãe de nosso Senhor tenha edificado sua morada em nosso continente. Graças, Maria, porque, apesar da pobreza e das debilidades de nosso povo, continuas colocando teu coração em nossas vidas, em nossas famílias e em nossas comunidades. Graças, Maria, porque o fruto bendito do teu ventre enche de alegria e esperança o nosso mundo.
Graças, Maria porque aprendemos de ti um estilo de fé que, como nas bodas de Cana, nos diz “façam o que ele disser”

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário