sábado, 3 de dezembro de 2022

HOJE É DOMINGO 04 DE DEZEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA II DOMINGO DO ADVENTO: DISSE JOÃO AOS SEUS DISCÍPULOS O POVO E A NÓS: CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DO CÉU ESTÁ PRÓXIMO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 04 de dezembro de 2022

Tema do Dia

Disse João aos seus discípulos o povo e a nós: Convertam-se.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

II DOMINGO DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naqueles dias: 1 Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes. 2 Sobre ele pousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor. 3 A sua inspiração estará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só por ouvir. 4 Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos pobres da terra. Ele ferirá o violento com o cetro de sua boca, e matará o ímpio com o sopro de seus lábios. 5 A justiça é a correia de sua cintura, é a fidelidade que lhe aperta os rins. 6 O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará; 7 pastarão juntos o urso e a vaca, e suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá capim como o boi. 8 O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente. 9 Ninguém agirá mal nem provocará destruição em meu monte santo, pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor, como as águas enchem o mar. 10 Nesse dia, a raiz de Jessé se erguerá como bandeira para os povos; para ela correrão as nações, e a sua moradia será gloriosa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 11, 1 – 10 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 71(72), 1 – 2. 7 – 8. 12 – 13. 17 (R. cf 7)
REFLEXÃO: Nos seus dias a justiça florirá.

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2. Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

3. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

4. Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 4 Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós foi escrito para a nossa instrução, para que, em virtude da perseverança e consolação que as Escrituras nos dão, conservemos a esperança. 5 O Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. 6 E assim vocês, juntos e a uma só voz, dêem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus. 8 Digo a vocês que Cristo se tornou servidor dos judeus em vista da fidelidade de Deus, a fim de cumprir as promessas feitas aos patriarcas. 9 As nações pagãs, porém, dão glória a Deus por causa da misericórdia dele, conforme diz a Escritura: «Por isso eu te celebrarei entre as nações pagãs e cantarei hinos ao teu nome. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 15, 4 – 9 

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: 1 Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2 «Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.» 3 João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: «Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!» 4 João usava roupa feita de pêlos de camelo, e cinto de couro na cintura; comia gafanhotos e mel silvestre. 5 Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. 6 Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão. 7 Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: «Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8 Façam coisas que provem que vocês se converteram. 9 Não pensem que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10 O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. 11 Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 3, 1 – 12

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
João disse aos seus discípulos ao povo e a nós: Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo. Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? Façam coisas que provem que vocês se converteram. Já Pensou. Nisso?
Evangelho de Mateus apresenta João Batista pedindo a seus coetâneos a conversão, porque o reino de Deus, ou reinado de dos céus, está próximo. A expressão reino dos céus é usada por Mateus porque não se podia pronunciar o nome de Deus. Naquele tempo de mentalidade pré-científica e apocalíptica, a tendência era imaginar futuras irrupções do céu e do inferno que serviam para entusiasmar as massas. Hoje, com uma visão radicalmente distinta sobre a plausibilidade de tais expectativas apocalípticas, a argumentação de João Batista perde sua força e se esvazia para a maior parte de nossos contemporâneos. Não é que tenhamos que mudar (converter) porque o reino de Deus está próximo, mas exatamente ao contrário: o Reino de Deus pode estar próximo porque (e na medida em que) decidimos mudar a nós mesmos (conversão) e com isso mudamos este mundo... E não estamos em tempos de apocalipse (uma irrupção vinda de fora e de cima), mas de práxis histórica de transformação do mundo e de sua história (uma transformação vinda de baixo e de dentro). O reinado de Deus, a Utopia, para expressar com uma linguagem mais ampla e inter-religiosa, não é e nem pode ser objeto de espera (como algo que pode acontecer fora de nós), mas de esperança, que acontece no interior da pessoa. A esperança é uma atitude que consiste em desejar provocando, desejar ardentemente uma realidade que ainda não existe no concreto da vida, uma realidade utópica que queremos que seja “tópica”, presente no “topo”, no lugar, aqui e agora, na terra, não no céu futuro.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário