sábado, 24 de dezembro de 2022

HOJE É DOMINGO 25 DE DEZEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA DOMINGO NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SOLENIDADE, ANO A PRIMEIRO DIA NA OITAVA DE NATAL

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 25 de dezembro de 2022

Tema do Dia

Os pastores encontraram Maria e José e o recém-nascido.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

DOMINGO NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SOLENIDADE
 (branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 7 Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação, que diz a Sião: «Seu Deus reina». 8 Ouça! Seus guardas levantam a voz, juntos cantam de alegria, pois estão vendo frente a frente o Senhor que volta para Sião. 9 Rompam juntas em cantos de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece do seu povo e redime Jerusalém. 10 O Senhor arregaçou a manga de seu braço santo diante de todas as nações; todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 52, 07 – 10 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 96(97), 1. 6. 11 – 12 (R. 6)
REFLEXÃO: Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor.

1. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! E proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. – R.

2. Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria para os retos corações. Homens justos alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta aos Hebreus: 1 Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. 2 No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho. Deus o constituiu herdeiro de todas as coisas e, por meio dele, também criou os mundos. 3 O Filho é a irradiação da sua glória e nele Deus se expressou tal como é em si mesmo. O Filho, por sua palavra poderosa, é aquele que mantém o universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade de Deus nas alturas. 4 Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um nome muito superior ao deles. 5 De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Você é o meu Filho, eu hoje o gerei?» Ou ainda: «Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho?» 6 E de novo, quando introduz seu Filho primogênito no mundo, ele diz: «Que todos os anjos o adorem – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Hb 1, 1 – 6

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: 1 No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la. 6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. 10 A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. 14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade. 15 João dava testemunho dele, proclamando: «Este é aquele, a respeito de quem eu falei: aquele homem que vem depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim.» 16 Porque da sua plenitude todos nós recebemos, e um amor que corresponde ao seu amor. 17 Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 1, 1 – 18

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
A Palavra se fez carne e habitou entre nós: E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade. Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai. Já Pensou. Nisso?
A liturgia de hoje, além disso, nos propõe o prólogo do evangelho de João para a reflexão. Este hino ao Verbo-Palavra de Deus, à Verdade, à Luz, que é Jesus mesmo, possui uma dinâmica descendente. No princípio a Palavra se encontra junto de Deus e por ela são feitas todas as coisas. A Palavra é preexistente, junto a Deus e antes de todos o tempos. Esta Palavra, que é Jesus, pôs sua morada entre nós, fez-se carne, assumiu a condição humana, fez-se um de nós e por que ele nos comunicou o Pai, vimos a Deus. João veio para dar testemunho de Jesus, preparou-lhe o caminho, veio antes para anunciar a vinda do Salvador. Veio a Luz que é Jesus e os seus, que o evangelho de João chama de judeus, não o receberam, mas para os que lhe acolheram lhes deu o poder de tornar-se filhos de Deus no Filho (irmãos). Como se vê é um texto teológico muito profundo, nele se expressa o mistério da encarnação. Deus se faz homem, assume a temporalidade e limitação dos homens, para tornar o homem infinito e ilimitado. Deus se faz homem, para fazer do homem imagem de Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário