sexta-feira, 19 de março de 2021

HOJE É SÁBADO 20 DE MARÇO DE 2021: TEMA DO DIA SÁBADO IV SEMANA DA QUARESMA: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: DE FATO, ESTE HOMEM É MESMO O PROFETA! OUTROS DIZIAM: «ELE É O MESSIAS.»

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 20 de março de 2021 

Tema do Dia 

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: De fato, este homem é mesmo o Profeta! Outros diziam: «Ele é o Messias.» 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 18 O Senhor me ensinou e me fez compreender as intrigas que eles faziam. 19 Como um cordeiro manso eu estava sendo levado para o matadouro. Eu não percebia que eles estavam tramando contra mim, dizendo: «Vamos derrubar esta árvore enquanto está verde, vamos tirá-la da terra dos vivos, e que o seu nome nunca mais seja lembrado!» 20 Tu, porém, o Senhor dos exércitos, és um juiz justo. Tu sondas os rins e o coração. Que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois a ti confio a minha causa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 11, 18 – 20

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 7, 2 – 3. 9bc – 10. 11 – 12 (R. 2a)
REFLEXÃO: Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

1. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! – R.

2. Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, vós que sondais os nossos rins e corações. – R.

3. O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João - Naquele tempo: 40 Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta!» 41 Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galiléia? 42 A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi?» 43 Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele. 45 Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus?» 46 Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse homem.» 47 Então os fariseus perguntaram: «Será que ele enganou vocês também? 48 Vocês já viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? 49 Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito.» 50 Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: 51 «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele faz?» 52 Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galiléia não sai profeta. 53 E cada um voltou para sua casa. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 7, 40 – 53 

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia.

"Reflexão da Palavra”
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: De fato, este homem é mesmo o Profeta!» Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galiléia? A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi? Já Pensou. Nisso?
O evangelho mostra a distância entre os líderes judeus e o povo piedoso. As autoridades têm a responsabilidade de zelar pelo bem do povo, o que é regulamentado, ou seja, a forma de obtê-lo é ajustando-se ao que está estipulado na Lei, a que Jesus de Nazaré deve aderir. O conhecimento da lei, nos termos dos fariseus, é o que impede ser enganado por falsos profetas. Só que não estão dispostos a ouvir o acusado e, assim, minam a ordem jurídica; eles enganam a si mesmos.
O que dá força à autoridade é o exercício da lei. O conhecimento dela leva ao reconhecimento do seu espírito, que sempre favorecerá o bem comum. Diante de uma novidade não prevista na legislação, uma autoridade deve recorrer ao reconhecimento do espírito da lei e não apenas da letra, para promover a justiça. O discípulo de Cristo é chamado a abandonar os estereótipos para abraçar a novidade que o Evangelho representa. Que novidade do Evangelho não queremos ouvir?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário