quarta-feira, 24 de março de 2021

HOJE É QUINTA-FEIRA 25 DE MARÇO DE 2021: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA V SEMANA DA QUARESMA: O ANJO DISSE EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO: MARIA RESPONDEU. EIS A ESCRAVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA. E O ANJO A DEIXOU.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 25 de março de 2021

 Tema do Dia 

O Anjo disse Eis que conceberás e darás à luz um filho: Maria respondeu. Eis a escrava do Senhor.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA V SEMANA DA QUARESMA
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR. SOLENIDADE
(branco – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naqueles dias: 10 O Senhor falou de novo a Acaz, dizendo: 11 «Pede para você um sinal o Senhor seu Deus, nas profundezas da mansão dos mortos ou na sublimidade das alturas». 12 Acaz respondeu: «Não vou pedir! Não vou tentar o Senhor!» 13 Disse-lhe o Senhor: «Escute, herdeiro de Davi, será que não basta a vocês cansarem a paciência dos homens? Precisam cansar também a paciência do próprio Deus? 14 Pois saibam que o Senhor lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. 10 Deus está conosco. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 7, 10 – 14; 8,10

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 39(40), 7 – 8a. 8b – 9. 10, 11 (R. 8a.9a)
REFLEXÃO: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

1. Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: "Eis que venho!" – R.

2. Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!" – R.

3. Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

4. Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembléia. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos: 4 uma vez que é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5 Por esse motivo, ao entrar no mundo, Cristo disse: «Tu não quiseste sacrifício e oferta. Em vez disso, tu me deste um corpo. 6 Holocaustos e sacrifícios não são do teu agrado. 7 Por isso eu disse: Eis-me aqui, ó Deus - no rolo do livro está escrito a meu respeito - para fazer a tua vontade. 8 Primeiro diz: «Não queres e não te agradam sacrifícios e ofertas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado.» Trata-se de coisas que são oferecidas segundo a Lei. 9 Depois acrescenta: «Eis-me aqui para fazer a tua vontade». Desse modo, Cristo suprime o primeiro culto para estabelecer o segundo. 10 É por causa dessa vontade que nós fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Hebreus 10, 4 – 10

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo: 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim. 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível. 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo a deixou. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 1, 26 – 38

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra" 
O Anjo disse Eis que conceberás e darás à luz um filho: Maria respondeu. Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo a deixou. Já Pensou. Nisso?
Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta "esterilidade", Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário