quinta-feira, 20 de junho de 2024

HOJE É SEXTA-FEIRA 21 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS SEUS DISCÍPULOS E A NOS: ONDE ESTÁ O TEU TESOURO, AÍ ESTARÁ TAMBÉM O TEU CORAÇÃO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus seus discípulos e a nos: Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM
SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO, MEMÓRIA
 (branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos Reis – Naqueles dias: 1 Quando Atalia, mãe de Ocozias, soube que seu filho estava morto, resolveu acabar com a descendência real. 2 Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, conseguiu salvar seu sobrinho Joás dentre os filhos do rei que estavam sendo massacrados. Levou o menino, com a ama dele, para o quarto dos leitos, escondendo-o de Atalia. Assim, Joás escapou da morte. 3 E Joás, com sua ama, ficou seis anos escondido no Templo do Senhor, enquanto Atalia reinava no país. 4 No sétimo ano, Joiada mandou chamar os oficiais dos mercenários e os guardas. E os reuniu no Templo do Senhor. Aí concluiu uma aliança com eles, fez com que prestassem juramento e, então, mostrou-lhes o filho do rei. 9 Os oficiais fizeram como o sacerdote Joiada tinha mandado. Cada um deles reuniu seus homens, tanto os que entravam em serviço no sábado como os que saíam, e foram até o sacerdote Joiada. 10 O sacerdote entregou aos oficiais as lanças e escudos do rei Davi, que estavam no Templo do Senhor. 11 De armas em punho, os guardas tomaram seus lugares, desde o ângulo sul até o ângulo norte do Templo, rodeando o altar e o Templo, para proteger o rei. 12 Então Joiada pediu para o rei sair, colocou nele a coroa e entregou-lhe o documento da aliança. Joás foi proclamado rei e ungido. Todos aplaudiram, aclamando: «Viva o rei!» 13 Ouvindo os gritos do povo, Atalia foi ao encontro do povo no Templo do Senhor. 14 Mas quando viu o rei de pé no estrado, segundo o costume, os oficiais e os tocadores de trombeta junto ao rei, todo o povo da terra gritando de alegria e tocando trombeta, ela rasgou a roupa e disse: «Traição, traição!» 15 Então o sacerdote Joiada ordenou aos oficiais das tropas: «Arrastem Atalia para fora, por entre as fileiras. Se alguém a seguir, passem a fio de espada. O sacerdote, de fato, havia dito: «Não a matem dentro do Templo do Senhor». 16 Agarraram Atalia e, chegando ao palácio real, na entrada da porta dos Cavalos, aí a mataram. 17 Joiada selou, entre o Senhor e o rei com o povo, a aliança, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Selou também contrato entre o rei e o povo. 18 Em seguida, todo o povo da terra foi até o templo de Baal e o arrasou: demoliram os altares e as imagens e, diante dos altares, executaram Matã, sacerdote de Baal. O sacerdote Joiada colocou guardas no Templo do Senhor. 20 Todo o povo da terra festejou, e a cidade ficou tranqüila, porque Atalia tinha sido morta pela espada no palácio real. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 11, 1 – 4. 9 – 18. 20 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 131(132), 11. 12. 13 – 14. 17 – 18 (R.13)
REFLEXÃO: O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

1. O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! – R.

2. Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei! – R.

3. Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi! – R.

4. De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 «Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. 20 Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. 21 De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. 22 A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. 23 Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão! – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 6, 19 – 23

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Disse Jesus seus discípulos e a nos: Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Já Pensou. Nisso?
O texto evangélico de hoje mostra o conhecimento excepcional que Jesus tem da condição humana: onde está nosso tesouro está nosso coração. Este dito sapiencial desafia a reflexão acerca daquilo que determina a pessoa em seu coração, mente e ação. Sem cairmos na conta, nos apaixonamos por aquilo que nosso coração estima que é significativo para a própria vida. Em contextos como os nossos, onde se implantam as síndromes da impaciência, do cansaço, da concorrência e de permanentes estados de emergência, é oportuno, saudável e necessário dedicar um tempo para analisar o que realmente ocupa a nossa vida (6,21) e olhar com inteligência, na perspectiva e prospectiva, os acontecimentos pessoais, familiares e globais (6,22). A tarefa humana por excelência hoje consiste em afinar nossa capacidade de discernimento para não deixar escapar e perder as mínimas possibilidades de realização humana em escala social, cultural e planetária. Tudo aquilo que alguém mais valoriza determinará a própria orientação no mundo, nossa organização, nossas relações e o próprio projeto de vida.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário