domingo, 16 de junho de 2024

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 17 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: DÊ A QUEM LHE PEDIR, E NÃO VIRE AS COSTAS A QUEM LHE PEDIR EMPRESTADO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 17 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Dê a quem lhe pedir.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naquele tempo: 1 Depois disso, aconteceu o seguinte: Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, perto do palácio de Acab, rei de Samaria. 2 Acab lhe fez uma proposta: «Entregue-me a sua vinha, que eu vou transformá-la em pomar, porque está perto do meu palácio. Em troca, eu darei a você uma vinha melhor, ou, se preferir, pagarei o valor dela em dinheiro. 3 Nabot, porém, respondeu: «Javé me livre de entregar a você a herança de meus pais». 4 Acab voltou para casa, aborrecido e irritado por causa da resposta de Nabot de Jezrael: «Não vou entregar a você a herança de meus pais». Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e não quis comer nada. 5 Sua esposa Jezabel aproximou-se e lhe disse: «Por que você está de mau humor e não quer comer?» 6 Ele respondeu: «É que eu falei com Nabot de Jezrael e lhe propus que me vendesse a vinha dele, ou, se preferisse, que trocasse por uma outra, mas ele me disse: ‘Não vou entregar a minha vinha a você’. 7 Então Jezabel disse ao marido: «Será que não é você quem governa Israel? Levante-se, coma, e seu coração se alegre, pois eu entregarei a você a vinha de Nabot de Jezrael. 8 Então Jezabel escreveu umas cartas em nome de Acab, selou-as com o selo do rei e as mandou aos anciãos e notáveis da cidade, concidadãos de Nabot. 9 As cartas diziam: «Proclamem um jejum e façam Nabot sentar-se nos primeiros lugares. 10 Façam comparecer diante dele dois homens sem escrúpulo, para fazer a seguinte acusação: ‘Você amaldiçoou a Deus e ao rei!’ Depois, levem Nabot para fora e o apedrejem até morrer. 11 Os homens da cidade, anciãos e notáveis, concidadãos de Nabot, fizeram como Jezabel tinha mandado, conforme estava escrito nas cartas que haviam recebido: 12 proclamaram um jejum e colocaram Nabot nos primeiros lugares. 13 Então chegaram os dois homens sem escrúpulo, que se sentaram diante de Nabot e testemunharam contra ele, dizendo: «Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei!» Então o levaram para fora da cidade, o apedrejaram, e ele morreu. 14 Depois, mandaram a notícia a Jezabel: «Nabot foi apedrejado e está morto». 15 Quando Jezabel soube que Nabot tinha sido apedrejado e morrera, disse a Acab: «Levante-se e tome posse da vinha de Nabot de Jezrael, que não quis vender a vinha para você. Nabot não está mais vivo; ele morreu. 16 Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael, a fim de tomar posse dela. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
I Reis 21, 1 – 16

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 5, 2 – 3. 5 – 6. 7 (R. 2b)
REFLEXÃO: Atendei o meu gemido, ó Senhor!

1. Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor! – R.

2. Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos. – R.

3. Detestais o que pratica a iniqüidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39 Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! 40 Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! 41 Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! 42 Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 5, 38 – 42

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado.  Já Pensou. Nisso?
A declaração de Jesus estabelece que qualquer tentativa de justiça com as próprias mãos, ou qualquer busca de vingança às injustiças sofridas, não são condutas próprias de seus seguidores. Jesus declara ainda que a centralidade das pessoas em suas necessidades são determinantes para o comportamento da comunidade do Reino. Porém, em algumas ocasiões, crer em Jesus não é fácil e pensamos que praticar estes mandamentos está fora de nossas possibilidades. Por sorte, ou graça de Deus, encontramos numerosos exemplos que admiramos justamente por este tipo de comportamento: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, as Mães e as Avós da Praça de Maio. Não se trata de afrouxar na busca pela verdade nem de resignar-se na luta pela justiça, muito menos de esquecer ou perdoar como um tonto. Trata-se de desmantelar o modo operante que pretende alcançar uma reparação com maior injustiça ou violência. Trata-se de dar a palavra às vítimas e desmascarar os que sacrificam os outros com suas práticas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário