quinta-feira, 6 de junho de 2024

HOJE É SEXTA-FEIRA 07 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: E AQUELE QUE VIU, DÁ TESTEMUNHO, E O SEU TESTEMUNHO É VERDADEIRO. E ELE SABE QUE DIZ A VERDADE, PARA QUE TAMBÉM VOCÊS ACREDITEM.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 07 de junho de 2024

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, SOLENIDADE
 (branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Oséias – Assim diz o Senhor: 1 Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; 3 E não há dúvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles. 4 Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles. 8 O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim. 9 Não me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de você, e não um inimigo devastador. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Oséias 11, 1. 3 – 4. 8c – 9

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Is 12, 2 – 3. 4bcd. 5 – 6 (R.3)
REFLEXÃO: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

1. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação. – R.

2. E direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. – R.

3. Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: 8 A mim, o menor de todos os cristãos, foi dada a graça de anunciar aos pagãos a incalculável riqueza de Cristo, 9 e de esclarecer a todos como se realiza o mistério que esteve sempre escondido em Deus, o criador do universo. 10 Desse modo, os principados e as autoridades no céu doravante conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 conforme o projeto eterno que ele executou em Jesus Cristo nosso Senhor. 12 Nele ousamos aproximar-nos de Deus com aquela confiança que a fé em Cristo nos dá. 14 É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem recebe o nome toda família, no céu e na terra. 16 Que ele se digne, segundo a riqueza da sua glória, fortalecer a todos vocês no seu Espírito, para que o homem interior de cada um se fortifique. 17 Que ele faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé. Enraizados e alicerçados no amor, 18 vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, 19 de conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Efésios 3, 8 – 12. 14 – 19

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: 31 Era dia de preparativos para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque esse sábado era muito solene para eles. Então pediram que Pilatos mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro, que estavam crucificados com Jesus. 33 E se aproximaram de Jesus. Vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. 35 E aquele que viu, dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem. 36 Aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: «Não quebraram nenhum osso dele.» 37 E outra passagem que diz: «Olharão para aquele que transpassaram. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 19, 31 – 37

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. E aquele que viu, dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem. Aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: «Não quebraram nenhum osso dele.» Já Pensou. Nisso?
Jesus de Nazaré, filho de Deus feito homem, amou com um coração humano. Ninguém jamais amou a seu próximo nem foi tão sensível ao sofrimento humano como Ele. Jesus nos mostrou que o ser humano tem capacidade de amar como nos ama o próprio Deus. Amor até pelos inimigos. A única definição que a Bíblia oferece de Deus, é que Deus é amor (1Jo 4,8). Esse amor foi derramado sobre o mundo na pessoa de Jesus de Nazaré e se transformou em muito mais que um sentimento, fez-se projeto de vida que assume todos os aspectos: o político, o social, o religioso, o econômico, o pessoal, o familiar, a vida toda. Tornou-se serviço, perdão, misericórdia de uns para com os outros. Fez-se sinal e sacramento do amor a Deus. Não existe culto verdadeiro a Deus desligado do amor ao próximo, sobretudo ao próximo necessitado de ajuda. A festa do Coração de Jesus é um chamado a trabalhar por um mundo de maior humanidade, amizade, verdade e de misericórdia onde vale a pena viver. 

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário