domingo, 30 de junho de 2024

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 01 DE JULHO DE 2024: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SIGA-ME, E DEIXE QUE OS MORTOS SEPULTEM SEUS PRÓPRIOS MORTOS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 01 de julho de 2024

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Siga-me.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Amós: 6 Assim diz o Senhor: Por três crimes de Israel e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sandálias; 7 pisoteiam os fracos no chão e desviam o caminho dos pobres! Pai e filho dormem com a mesma jovem, profanando assim o meu nome santo. 8 Diante de todos os altares eles se deitam sobre roupas penhoradas e no templo do seu deus bebem o vinho de juros. 9 E à frente de vocês, fui eu quem derrotou os amorreus, altos como cedros do Líbano e fortes como carvalhos: os frutos deles, eu cortei por cima, e por baixo as suas raízes. 10 Fui eu quem retirou vocês da terra do Egito e, através do deserto, guiei vocês durante quarenta anos, a fim de os tornar proprietários da terra dos amorreus. 13 Pois eu vou abrir o chão debaixo de vocês, como abre o chão uma carroça carregada de feixes. 14 O mais veloz não conseguirá fugir, a força do valente de nada lhe valerá; o forte não escapará da morte, 15 o arqueiro não ficará de pé, o ligeiro das pernas não escapará, e nem mesmo o cavaleiro salvará a própria vida; 16 o mais corajoso dos guerreiros fugirá nu nesse dia! - oráculo do Senhor. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Amós 2, 6 – 10. 13 – 16

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 49(50), 16bcb – 17. 18 – 19. 20 – 21. 22 – 23 (R.22a)
REFLEXÃO: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

1. Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.

2. Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade. – R.

3. Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. – R.

4. Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo. 18 Vendo grandes multidões ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem. 19 Então um doutor da Lei se aproximou e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores. 20 Mas Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.» 21 Outro, que era discípulo, disse a Jesus: «Senhor, deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai.» 22 Mas Jesus lhe respondeu: «Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 18 – 22

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos. Já Pensou. Nisso?
Seguir a Jesus, para os discípulos de ontem e de hoje, significa assumir a vida como uma aventura, apostar na novidade e compartilhar seu destino. Aventura, porque supõe tudo, exceto uma atitude irresponsável na qual não entra a liberdade e a autonomia, mas uma "vontade exploratória, uma constante busca, uma perícia vital e uma ação transformadora" (Armando Rojas Guardiã). De mãos dadas com a aventura, vai a novidade, porque traz consigo a exigência de ver a vida em perspectiva, com capacidade de encantamento e inspiração mesmo nas situações complexas e cruéis que possam acontecer, pois do contrário, perdemos o sentido do seguimento. Com a aventura e a novidade do seguimento se junta a radicalidade da cruz, ou seja, o convite de Jesus que não é demagogia, nem uma política de segurança. Jesus nos convoca a assumir a vida lutando por um mundo mais humano, por relações que geram esperança e fraternidade global e garantam condições não violentas e sustentáveis. Optar por Jesus é um projeto, não um trunfo imprevisível.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sábado, 29 de junho de 2024

HOJE É DOMINGO 30 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS. TUDO O QUE TU LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS; TUDO O QUE TU DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós. Para que vos louve com, vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 30 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS. SOLENIDADE
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 1 Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja, 2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus decidiu prender também Pedro. Eram os dias da festa dos pães sem fermento. 4 Depois de o prender, colocou-o na prisão e o confiou à guarda de quatro grupos de quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentar Pedro ao povo logo depois da festa da Páscoa. 5 Pedro estava vigiado na prisão, mas a oração fervorosa da Igreja subia continuamente até Deus, intercedendo em favor dele. 6 Herodes estava para apresentar Pedro. Nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados. Estava preso com duas correntes, e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 De repente, apareceu o anjo do Senhor, e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: «Levante-se depressa.» As correntes caíram das mãos de Pedro. 8 E o anjo continuou: «Aperte o cinto e calce as sandálias.» Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: «Ponha a capa e venha comigo.» 9 Pedro acompanhou o anjo, sem saber se era mesmo realidade o que o anjo estava fazendo, pois achava que tudo isso era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão se abriu sozinho. Eles saíram, entraram numa rua, e logo depois o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse: «Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu queria me fazer.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos Dos Apóstolos 12, 1 – 11  

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 33(34), 2 – 3. 4 – 5. 6 – 7. 8 – 9 (R. 5)
REFLEXÃO: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! – R.

2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. – R.

3. Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. – R.

4. O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva.  Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo: 6 Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. 7 Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. 8 Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação. 17 Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. 18 O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém! – Palavra do Senhor. Graças a Deus. 
Timóteo 4, 6 – 8. 17 – 18 

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, 13 Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14 Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» 15 Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» 16 Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» 17 Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. “19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 16, 13 – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu. Já Pensou. Nisso?
Jesus faz perguntas aos seus discípulos para introduzi-los no seu mistério. A questão não é tanto definir a identidade de Jesus, mas os discípulos definirem a sua própria identidade. Jesus é o amor que se revela e que agora quer ser reconhecido pelos discípulos. Ser cristão significa viver minha relação com Deus em Jesus Cristo, em resposta ao amor dele por mim. Jesus pergunta a opinião dos outros a respeito dele. Só depois quer saber a opinião deles próprios. O que se pode concluir dessa pedagogia de Jesus é que a opinião dos discípulos deve ser absolutamente pessoal, não pode ser a dos outros e nem depender deles. A evangelização de Jesus está num momento decisivo: Pedro, em nome de todos os colegas, reconhece Jesus como o Messias e Filho de Deus. A partir daí eles podem entrar num aprendizado a respeito de Jesus, próprio de quem ama. Só amamos o que conhecemos e só conhecemos o que amamos. O evangelho é de revelação: discípulos reconhecem Jesus, em seu ser e em sua missão, e Jesus define a identidade e a missão dos apóstolos. Jesus é o Messias, o Filho de Deus e o centro da fé, Pedro é pedra para a edificação da comunidade. É a primeira pedra da construção eclesial. Cabe-nos hoje dar uma resposta adequada para que possamos continuar construindo esse edifício que se chama comunidade eclesial, que tem como fundamento a autoridade e a missão.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sexta-feira, 28 de junho de 2024

HOJE É SÁBADO 29 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU DIGO A VOCÊS: MUITOS VIRÃO DO ORIENTE E DO OCIDENTE, E SE SENTARÃO À MESA NO REINO DO CÉU JUNTO COM ABRAÃO, ISAAC E JACÓ.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós. Para que vos louve com, vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado 29 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Vá, e seja feito conforme você acreditou.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro das Lamentações: 2 O Senhor arrasou sem piedade todas as moradas de Jacó; em seu furor, destruiu as fortalezas da capital de Judá; lançou por terra, desonrados, o reino e os chefes. 10 Os anciãos da cidade de Sião se sentam no chão em silêncio, jogam poeira na cabeça, vestidos de luto; as jovens de Jerusalém baixam a cabeça até o chão. 11 Em lágrimas meus olhos se derretem, minhas entranhas fervem; minha bílis se derrama pelo chão, por causa da ruína da capital do meu povo, enquanto crianças e bebês desfalecem pelas ruas da cidade. 12 Perguntavam a suas mães: «Onde tem pão e vinho?» E desmaiavam como feridos, pelas ruas da cidade, ou davam o último suspiro, no colo de suas mães. 13 Quem pode se igualar ou comparar a você, cidade de Jerusalém? A quem compararei você para a consolar, jovem capital de Sião? A sua derrota é tão grande quanto o mar: quem vai curá-la? 14 Seus profetas lhe falaram de visões falsas, mentirosas; para lhe mudar o destino, eles nunca mostraram 18 Grite de coração ao Senhor, ó muralha da capital de Sião; derrame rios de lágrimas, dia e noite; você não deve parar de chorar, nem descansar seus olhos. 19 Levante-se e grite na noite, quando começam as trocas da guarda, derrame como água o seu coração diante do Senhor; pela vida de seus filhos, levante para ele as mãos. Eles estão desmaiando de fome pelas esquinas da cidade. os pecados que você cometeu. Só lhe revelaram visões falsas, sedutoras. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Lamentações 2, 2. 10 – 14. 18 – 19

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 73(74), 1 – 2. 3 – 4. 5 – 7. 20 – 21 (R. 19b)
REFLEXÃO: Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres.

1. Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, desta tribo que remistes para ser a vossa herança, e do monte de Sião que escolhestes por morada! – R.

2. Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: no santuário o inimigo destruiu todas as coisas; e, rugindo como feras, no local das grandes festas, lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos. – R.

3. Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário! Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! – R.

4. Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, porque nos antros desta terra só existe violência! Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo. 5 Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: 6 «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» 7 Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» 8 O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. 9 Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz. 10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! 11 Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. 12 Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes. 13 Então Jesus disse ao oficial: «Vá, e seja feito conforme você acreditou.» E nessa mesma hora o empregado do oficial ficou curado. 14 Jesus foi para a casa de Pedro, e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. 15 Então Jesus tocou a mão dela, e a febre a deixou. Ela se levantou, e começou a servi-los. 16 À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 5 – 17

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.  Já Pensou. Nisso?
O evangelho da liturgia deste sábado capta em três episódios a intensa atividade de Jesus na cidade de Cafarnaum. O relato acentua três aspectos distintos aos quais podemos dirigir nossa atenção para meditar sobre o que Deus nos diz fazer nossa oração e encaminhar as ações de nossas vidas. 1) A narrativa deixa claro o poder de Jesus para curar somente com a força de sua palavra ou o mero contato de sua mão. 2) Jesus, por sua parte, destaca a fé do centurião romano e a abertura universal da salvação que Deus oferece aos seus. 3) Por último, o evangelista oferece sua interpretação dos acontecimentos: A ação de Jesus a favor da vida é o cumprimento da profecia de Isaías. De que maneira experimentamos a salvação de Deus em nossos dias? Como é nossa fé? E o centurião, que exemplo nos deixa? Como tratamos o irmão que sofre? Que palavra de Deus se cumpre hoje em nós?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quinta-feira, 27 de junho de 2024

HOJE É SEXTA-FEIRA 28 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU QUERO, FIQUE PURIFICADO. NO MESMO INSTANTE O HOMEM FICOU PURIFICADO DA LEPRA.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós. Para que vos louve com, vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira 28 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
Santo Irineu, bispo e mártir, Memória
 (vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos Reis: 1 No nono ano do seu reinado, no dia dez do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, com todo o seu exército, atacou Jerusalém. Acampou diante da cidade e construiu ao redor dela torres de assalto. 2 A cidade ficou cercada até o ano onze do reinado de Sedecias, 3 até o dia nove do quarto mês. A fome apertou na cidade, e o povo não tinha nada para comer. 4 Então foi aberta uma brecha nas muralhas da cidade. E o rei, com todos os soldados, fugiu de noite pela porta que fica entre as duas muralhas, perto do jardim do rei. Tomaram o caminho da Arabá, enquanto os caldeus ainda cercavam a cidade. 5 O exército caldeu perseguiu o rei e o alcançou nas planícies de Jericó, enquanto os soldados dele o abandonaram e se dispersaram. 6 Os caldeus prenderam o rei e o levaram ao rei da Babilônia, que estava em Rebla e que pronunciou a sentença contra Sedecias. 7 Nabucodonosor mandou degolar os filhos de Sedecias na presença do pai. Depois furou os olhos do rei, o algemou e o levou para a Babilônia. 8 No dia sete do quinto mês, correspondendo ao ano dezenove de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nabuzardã, chefe da guarda e oficial do rei da Babilônia, chegou a Jerusalém. 9 Ele pôs fogo no Templo do Senhor, no palácio real e em todas as casas de Jerusalém, e incendiou todas as mansões. 10 Ao mesmo tempo, o exército caldeu, que acompanhava Nabuzardã, chefe da guarda, destruiu as muralhas que rodeavam Jerusalém. 11 Nabuzardã exilou o resto do povo que tinha ficado na cidade, os desertores que tinham passado para o lado do rei da Babilônia e o resto da população. 12 O chefe da guarda deixou uma parte do povo pobre da terra, para trabalhar nas vinhas e nos campos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 25, 1 – 12

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 136(137), 1-2. 3. 4-5. 6 (R. 6a)
REFLEXÃO: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

1. Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas. – R.

2. Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: Cantai hoje para nós algum canto de Sião! – R.

3. Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão! – R.

4. Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: 1 Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões começaram a segui-lo. 2 Eis que um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus, dizendo: «Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.» 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante o homem ficou purificado da lepra. 4 Então Jesus lhe disse: «Não conte isso a ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois faça a oferta que Moisés mandou, a fim de que seja um testemunho para eles. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 1 – 4

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado. No mesmo instante o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: Não conte isso a ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois faça a oferta que Moisés mandou, a fim de que seja um testemunho para eles. Já Pensou. Nisso?
O evangelho deste dia apresenta um fato que focaliza nossa atenção no querer de Deus. Talvez por temor ao contágio, também porque as enfermidades eram consideradas conseqüência do pecado. Na época de Jesus as pessoas afetadas pela lepra sofriam muito. A Lei de Moisés prescrevia como deviam ser tratados aqueles que padeciam tais doenças: Quando eram diagnosticadas com lepra, as pessoas deviam afastar-se de seu ambiente familiar, de suas casas e suas aldeias. Ninguém podia aproximar-se nem ter contato físico com elas. Ao baixar da montanha, havendo instruído seus discípulos, Jesus ensina com seu exemplo. Entre a multidão, violando o que era estabelecido, sai ao seu encontro um leproso para pedir-lhe que o cure. O desejo de Jesus o põe em movimento e Jesus não evita sua presença. Ele também deseja a vida do que está excluído e estabelece como testemunho a oferta prescrita. Era a maneira para que levassem a séria sua reabilitação. Quem são os marginalizados de hoje? O que fazemos com eles?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quarta-feira, 26 de junho de 2024

HOJE É QUINTA-FEIRA 27 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUANDO JESUS ACABOU DE DIZER ESSAS PALAVRAS, AS MULTIDÕES FICARAM ADMIRADAS COM O SEU ENSINAMENTO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 27 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos Reis: 8 Jeconias tinha dezoito anos quando subiu ao trono, e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe se chamava Noesta. Ela era filha de Elnatã e natural de Jerusalém. 9 Jeconias fez o que o Senhor reprova, como havia feito seu pai. 10 Nesse tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e cercaram a cidade. 11 Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi em pessoa atacar a cidade que seus oficiais haviam cercado. 12 Então Jeconias, rei de Judá, juntamente com sua mãe, seus oficiais, seus chefes e funcionários, se entregou ao rei da Babilônia, e este os fez prisioneiros. Isso aconteceu no oitavo ano do reinado de Jeconias. 13 Nabucodonosor levou embora todos os tesouros do Templo do Senhor e os tesouros do palácio real. Quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, tinha feito para o Templo, conforme as ordens do Senhor. 14 Levou para o exílio toda a cidade de Jerusalém, todos os chefes e os notáveis, cerca de dez mil pessoas. Levou também todos os ferreiros e artesãos. Deixou no país somente o povo mais pobre. 15 Exilou Jeconias para Babilônia. Levou também, de Jerusalém para a Babilônia, a mãe do rei, suas mulheres, seus funcionários, a classe governante 16 e todos os ricos: cerca de sete mil pessoas. Levou ainda os ferreiros e artesãos: cerca de mil pessoas, todos os homens aptos para a guerra. 17 Em lugar de Jeconias, Nabucodonosor nomeou rei a Matanias, tio de Jeconias, mudando o nome dele para Sedecias. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 24, 8 – 17

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 78(79), 1 – 2. 3 - 5. 8. 9 (R. 9b)
REFLEXÃO: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

1. Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos. – R.

2. Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera? – R.

3. Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. – R.

4. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ 23 Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!» 24 Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa! 28 Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento, 29 porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 21 – 29

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento. Já Pensou. Nisso?
Talvez estejamos diante da palavra mais dura de toda a Bíblia: "nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus". Pregadores que passaram a vida dizendo que falavam em nome de Jesus ouvirão que "são maus operários". São semelhantes aos amigos de Jó no seu livro. Esses amigos passam toda a obra defendendo Deus e ouvem no final que eles "falaram mal de Deus". Diferente de Jó, que mesmo sendo duro nas suas palavras, era verdadeiro: Jó falou bem de Deus. Santo Agostinho afirma que muitos não crêem em Jesus porque seus pregadores "o pintaram de sangue", transmitiram uma imagem de Deus que não é bíblica nem cristã. A que Jesus pregamos? Que o bom Deus nos livre de falar mal dele. Que o Espírito Santo nos ensino o que falar e como falar, para que seja o Deus vivo, aquele que seja levado ao irmão e não um Deus por nós fabricado.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

terça-feira, 25 de junho de 2024

HOJE É QUARTA-FEIRA 26 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE A SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS: ELES VÊM A VOCÊS VESTIDOS COM PELES DE OVELHA, MAS POR DENTRO SÃO LOBOS FEROZES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 26 de junho de 2024

Tema do Dia

Jesus disse a seus discípulos e a nós: Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos Reis – Naqueles dias: 8 O sumo sacerdote Helcias informou o secretário Safã: «Achei o livro da Lei no Templo do Senhor!» Entregou o livro a Safã, que o leu. 9 O secretário Safã foi falar com o rei: «Seus servos juntaram o dinheiro que havia no Templo e o entregaram aos mestres de obras do Templo do Senhor. 10 Em seguida, contou ao rei que o sacerdote Helcias lhe havia dado um livro. E Safã leu o livro diante do rei. 11 Ao tomar conhecimento sobre o conteúdo do livro da Lei, o rei rasgou a roupa, 12 e deu esta ordem para o sacerdote Helcias, para Aicam, filho de Safã, para Acobor, filho de Micas, para o secretário Safã e para o ministro Asaías: 13 «Vão consultar o Senhor por mim e pelo povo, a respeito do conteúdo desse livro que foi encontrado. A ira do Senhor deve ser grande contra nós, porque nossos antepassados não obedeceram às palavras desse livro, e não praticaram tudo o que nele está escrito. 1 O rei convocou todos os anciãos de Judá e Jerusalém para uma reunião. 2 Depois subiu para o Templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém: sacerdotes, profetas e todo o povo, adultos e crianças. Leu para eles as palavras do Livro da Aliança encontrado no Templo do Senhor. 3 De pé, sobre o estrado, o rei concluiu, diante do Senhor, a aliança para seguir ao Senhor, obedecendo a seus mandamentos, testemunhos e estatutos, com todo o coração e com toda a alma, cumprindo todas as palavras dessa aliança, escritas nesse livro. E todo o povo aderiu à aliança. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 22, 8 – 13; 23, 1 – 3

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 118(119), 33. 34. 35. 36. 37. 40 (R. 33a)
REFLEXÃO: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!

1. Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim! – R.

2. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei. – R.

3. Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. – R.

4. Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza. – R. 

5. Desviai o meu olhar das coisas vós, dai-me a vida pelos vossos mandamentos! – R.

6. Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 «Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. 18 Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19 Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. 20 Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 15 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão. Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: Já Pensou. Nisso?
O Papa Francisco nos apresenta uma realidade próxima ao evangelho de hoje, que pode ajudar-nos a discernir nossa vida e a vida da comunidade eclesial. Ao falar da "mundanismo espiritual" (cf. EG 93-97) o Papa nos previne sobre uma forma de viver que pode incrustar-se entre nós. A "mundanidade espiritual" busca uma glória puramente humana; um desejo de bem-estar pessoal acima de qualquer outra coisa. Sua pretensão de dominar a comunidade eclesial se disfarça de esforço decidido por fazer com que as coisas saiam o melhor possível. Porém, os resultados provocam bem o contrário: A Igreja se transforma em museu; em baluarte onde mandam uns poucos; em espaço para conquistas sociais ou políticas onde fazer alarde de influências; um âmbito auto-referências de auto-ajudar; uma organização quase empresarial, elitista, distanciada do Povo de Deus. "Não deixemos que nos roubem o evangelho!", conclui Francisco. A comunidade de Jesus terá as marcas de sua encarnação, crucifixão e ressurreição. E sairá ao encontro dos excluídos que esperam sedentas suas palavras de vida nova.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

segunda-feira, 24 de junho de 2024

HOJE É TERÇA-FEIRA 25 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS OUTROS VOS FAÇAM, FAZEI TAMBÉM A ELES.

 
HOJE É TERÇA-FEIRA 25 DE JUNHO DE 2024: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS OUTROS VOS FAÇAM, FAZEI TAMBÉM A ELES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 25 de junho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro dos – Naqueles dias: 9 Senaquerib mandou outros mensageiros a Ezequias, comunicando: 10 «Falem assim a Ezequias, rei de Judá: Que o Deus em que você confia não o engane, dizendo que Jerusalém não cairá em poder do rei da Assíria. 11 Você mesmo ouviu dizer o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações, destruindo-as completamente. Como você poderia escapar? 14 Ezequias pegou a carta da mão dos mensageiros e a leu. Depois subiu ao Templo, abriu a carta diante do Senhor, 15 e rezou: «o Senhor, Deus de Israel, que te assentas sobre os querubins. Tu és o único Deus de todos os reinos do mundo. Tu fizeste o céu e a terra. 16 Inclina teu ouvido, o Senhor, e escuta! Abre teus olhos, o Senhor, e olha! Ouve as palavras de Senaquerib, que mandou mensageiros para insultar o Deus vivo! 17 É verdade, o Senhor: os reis da Assíria devastaram todos os países e seus territórios. 18 Queimaram todos os seus deuses, porque não são deuses, mas obras de mãos humanas. São madeira e pedra, e por isso eles conseguiram destruí-los. 19 Agora, o Senhor nosso Deus, salva-nos da mão deles, para que todos os reinos do mundo saibam que só tu, o Senhor, és Deus. 20 Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: «Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escutei o que você me pediu a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21 Eis o oráculo que o Senhor pronuncia contra ele: A virgem capital de Sião despreza e caçoa de você. A cidade de Jerusalém balança a cabeça atrás de você. 31 Porque de Jerusalém sairá um resto, e do monte Sião os sobreviventes. O zelo do Senhor dos exércitos fará tudo isso. 32 Portanto, assim diz o Senhor sobre o rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha nela. Não se aproximará com o escudo, nem levantará aterro contra ela. 33 Ele voltará por onde veio, e não entrará nesta cidade, oráculo do Senhor. 34 Eu protegerei esta cidade e a salvarei, pela minha honra e pela honra do meu servo Davi. 35 Nessa mesma noite, o anjo do Senhor saiu e feriu cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. 36 Senaquerib, rei da Assíria, levantou o acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí ficou. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
II Reis 19, 9b – 11. 14 – 21. 31 – 35a. 36

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 47(48), 2 – 3a. 3b – 4. 10 – 11 (R. Cf. 9d)
REFLEXÃO: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

1. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo. – R.

2. Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso. – R.

3. Recordamos Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 «Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês.» 12 «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. 13 «Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 6. 12 – 14

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, Já Pensou. Nisso?
O discurso da montanha vai chegando ao fim. A liturgia de hoje apresenta três recomendações de Jesus a seus discípulos e constata como é difícil assumi-las na própria vida. 1) A doutrina de Jesus é comparável e se apresenta em paridade de condições com as prescrições de Moisés sobre os alimentos sagrados (Ex 22-30). Corresponde à comunidade o discernimento de seus destinatários. 2) Jesus formula positivamente a máxima "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" conhecida no judaísmo e no mundo antigo (Tb 4,15). Sua nova formulação é muito mais exigente e se propõe como síntese da instrução do primeiro testamento. 3) Jesus aplica a seu ensinamento um motivo amplamente recomendado nas Escrituras (Dt 30, 15-20). Optar pela lei de Cristo é escolher o caminho que conduz à vida e, ainda mais, a evidência indica que poucos escolhem caminhar por ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!