domingo, 17 de dezembro de 2023

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 18 DE DEZEMBRO DE 2023: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO: JESUS NASCERÁ DE MARIA, PROMETIDA EM CASAMENTO A JOSÉ, FILHO DE DAVI.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 18 de dezembro de 2023

Tema do Dia

Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 5 Vejam que vão chegar dias – oráculo do Senhor - em que eu farei brotar para Davi um broto justo. Ele reinará como verdadeiro rei e será sábio, pondo em prática o direito e a justiça no país. 6 Em seus dias, Judá estará a salvo e Israel viverá em paz; e a ele darão o nome do Senhor, nossa justiça. 7 Vejam que vão chegar dias - oráculo do Senhor – em que não se dirá mais: «Viva o Senhor, que tirou os israelitas do Egito». 8 Em lugar disso, dirão: «Viva o Senhor, que tirou a descendência de Israel do país do Norte e de todos os países para onde os havia expulsado trazendo-os de novo para a sua terra. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 23, 5 – 8

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 71(72), 1 – 2. 12 – 13. 18 – 19 (R. Cf. 7)
REFLEXÃO: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

3. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco. 24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa: – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 1, 18 – 24

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
O Anjo disse a José e a nós: Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco. Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa: Já Pensou. Nisso?
A comunidade de Mateus passava por momentos de crise por causa dos irmãos de origem judaica que, possivelmente, não aceitavam a Jesus como Messias. Os seguidores de Jesus estão pouco a pouco se desprendendo de suas raízes judaicas e estão buscando e formando sua própria identidade de ser "um novo povo” guiado pelo mesmo Deus de Israel. Para a comunidade de Mateus é importante saber que Deus continua sendo o "Emanuel/Deus conosco", que está de seu lado e que nunca o abandona. Através de todo o evangelho de Mateus, Deus está na comunidade como o Emanuel. O princípio do Evangelho nos informa que Deus é o Emanuel (Mt 1,23); quando a comunidade se reúne em nome de Jesus, Deus está ali como Emanuel (Mt 18,20); e, finalmente, quando o Ressuscitado envia a comunidade a pregar e batizar, Deus está como Emanuel (Mt 28,20). Daí uma coisa é certa, Deus como Emanuel sempre está conosco, a nova comunidade, mesmo que não estejamos com Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário