sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

HOJE É SÁBADO 09 DE DEZEMBRO DE 2023: TEMA DO DIA SÁBADO DA I SEMANA DO ADVENTO: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VÃO E ANUNCIEM: O REINO DO CÉU ESTÁ PRÓXIMO. CUREM OS DOENTES, RESSUSCITEM OS MORTOS, PURIFIQUEM OS LEPROSOS, EXPULSEM OS DEMÔNIOS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 09 de dezembro de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Vão e anunciem: O Reino do Céu está próximo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA I SEMANA DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19 Povo de Sião que mora em Jerusalém, você não terá mais de chorar, pois ele vai se compadecer do clamor da sua súplica. Basta ele ouvir, que responderá. 20 Ainda que o Senhor lhes tenha dado pão racionado e água sob medida, aquele que instrui você não tornará a esconder-se, e os olhos de vocês estarão vendo aquele que é para vocês o Mestre. 21 Se vocês se desviarem para um lado ou para outro, ouvirão uma voz atrás: «O caminho é este; é por aqui que vocês devem ir». 23 Deus enviará chuva para as sementes que vocês semearem no campo, de modo que o alimento produzido pelo campo será farto e saboroso. Nesse dia, o gado vai pastar em pastagens bem espaçosas. 24 Os bois e os animais que aram a terra comerão ração fermentada, abanada com pá e forcado. 25 No topo de cada monte, no alto de cada colina haverá riachos e fontes, no dia da grande mortandade, quando as torres caírem. 26 No dia em que o Senhor enfaixar as feridas do seu povo e lhe curar as chagas, a lua vai brilhar como o sol, e o brilho do sol será sete vezes maior, como o brilho de sete dias reunidos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 30, 19 – 21. 23 – 26

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 146(147) 1 – 2. 3 – 4. 5 – 6 (R. Is 30,18)
REFLEXÃO: Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

1. Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo. – R.

2. Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome. – R.

3. É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo: 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. 37 Então Jesus disse a seus discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! 38 Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. 1 Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. 6 Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. 8 Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, dêem também de graça! – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 9, 35 – 10,1. 6 – 8

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vão e anunciem: O Reino do Céu está próximo. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, dêem também de graça! Já Pensou. Nisso?
A compaixão de Jesus como vemos no evangelho, não tem limites, nem se entretém em questões teológicas. Jesus tem compaixão dos enfermos, leprosos, endemoniados e extraviados. Israel viveu a experiência de contar com muitos pastores; porém, nenhum havia sido capaz de mostrar-lhe uma compaixão saneadora como a que Jesus oferece, cuja compaixão é a única garantia de que o "reino dos céus" está agindo em nosso meio. Talvez seja a compaixão que melhor defina quem é o Deus de Jesus e como age na comunidade. A palavra compaixão procede do latim, "cum-passio", e faz alusão ao "sofrimento compartilhado com outro". Isto é o que precisamente Jesus nos ensina. Ter compaixão é curar a dor do enfermo, expulsar os demônios do medo, compartilhar as doenças da pessoa, anunciar gratuitamente o amor incondicional de Deus a todas as pessoas. A compaixão se apresenta como a única garantia de descobrir a Deus no meio de nossa comunidade: curando e libertando-nos de nosso egoísmo desumanizador.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário