sábado, 9 de dezembro de 2023

HOJE É DOMINGO 10 DE DEZEMBRO DE 2023: TEMA DO DIA II DOMINGO DO ADVENTO: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: PREPAREM O CAMINHO DO SENHOR, ENDIREITEM SUAS ESTRADAS!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 10 de dezembro de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Preparem o caminho do Senhor!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

II DOMINGO DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 1 Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. 2 Falem ao coração de Jerusalém, gritem para ela que já se completou o tempo da sua escravidão, que o seu crime já foi perdoado, que ela já recebeu da mão do Senhor o castigo em dobro por todos os seus pecados. 3 Uma voz grita: «Abram no deserto um caminho para o Senhor; na região da terra seca, aplainem uma estrada para o nosso Deus. 4 Que todo vale seja aterrado, e todo monte e colina sejam nivelados; que o terreno acidentado se transforme em planície, e as elevações em lugar plano. 5 Então se revelará a glória do Senhor, e todo o mundo junto a verá, pois assim falou a boca do Senhor. 9 Suba a um monte alto, mensageira de Sião; levante bem alto a sua voz, mensageira de Jerusalém. Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Aqui está o Deus de vocês!’ 10 Vejam: o Senhor Deus chega com poder, e com seu braço ele detém o governo. Ele traz consigo o prêmio, e seus troféus o precedem. 11 Como um pastor, ele cuida do rebanho, e com seu braço o reúne; leva os cordeirinhos no colo e guia mansamente as ovelhas que amamentam. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 40, 1 – 5. 9 – 11 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.

Salmo Responsório: 84(85), 9ab – 10. 11 – 12. 13 – 14 (R.8)
REFLEXÃO: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.  Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. – R.

2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. – R.

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Pedro: 8 Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. 9 O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. 10 O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz. 11 Em vista dessa desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês, 12 enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão, e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. 13 O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. 14 Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São Pedro 3, 8 – 14 
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos: 1 Começo da Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus. 2 Está escrito no livro do profeta Isaías: «Eis que eu envio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho. 3 Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!» 4 E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5 Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao encontro de João. Confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. 6 João se vestia com uma pele de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. 7 E pregava: «Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. 8 Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 1, 1 – 8

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas! E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Já Pensou. Nisso?
O Evangelho de Marcos se concentra na pregação de João Batista. Nele se cumpre a profecia de Malaquias segundo a qual viria um mensageiro à frente do Messias (que seria Elias); e a profecia de Isaías que expressa a missão do precursor: preparar o caminho daquele que há de vir. João proclamava um batismo de conversão que era sinal do perdão dos pecados e que implicava o compromisso de mudança de vida. Pregava um castigo iminente de Deus e diante dessa ameaça devíamos reconhecer-nos pecadores, fracos, que falhamos; o batismo era a expressão de uma real mudança de vida e não apenas um simples rito. Esta pregação era bem aceita pelos habitantes de Jerusalém e da Judeia, especialmente os mais pobres (logo os evangelistas vão dizer que os fariseus e os doutores da lei, pessoas importantes, não creram nele). João é caracterizado por sua vestimenta e sua dieta, que indicavam seu espírito profético. Veste-se assim porque as tradições daquele tempo identificavam com estes traços os profetas. A vinda iminente de quem batizará no Espírito, é a esperança que o grupo de seguidores de João traz bem firme em seu coração.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário