domingo, 1 de maio de 2022

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 02 DE MAIO DE 2022: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ESFORÇAI-VOS NÃO PELO ALIMENTO QUE SE PERDE, MAS PELO ALIMENTO QUE PERMANECE ATÉ A VIDA ETERNA.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 02 de maio de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Esforçai-vos pelo alimento que permanece até a vida eterna.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 8 Cheio de graça e poder, Estêvão fazia grandes prodígios e sinais entre o povo. 9 No entanto, alguns membros da sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia começaram a discutir com Estêvão. 10 Mas não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estêvão falava. 11 Então subornaram alguns indivíduos que disseram: «Ouvimos este homem dizendo coisas blasfemas contra Moisés e contra Deus.» 12 Desse modo, incitaram o povo e os anciãos. Os doutores da Lei prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio. 13 Aí apresentaram falsas testemunhas que diziam: «Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14 De fato, nós o ouvimos afirmar que Jesus, o Nazareu, destruirá este lugar e subverterá os costumes que Moisés nos transmitiu. 15 Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão e viram o seu rosto como o rosto de um anjo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 6, 8 – 15

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 118(119), 23 – 24. 26 – 27. 29 – 30 (R. 1b)
REFLEXÃO: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos. – R.

2. Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios! – R.

3. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João. Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22 No dia seguinte, a multidão, que tinha ficado do outro lado do mar, viu que aí havia só uma barca. Viu também que Jesus não tinha subido na barca com os discípulos e que eles tinham ido sozinhos. 23 Então chegaram outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde eles tinham comido o pão, depois que o Senhor agradeceu a Deus. 24 Quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam aí, as pessoas subiram nas barcas e foram procurar Jesus em Cafarnaum. 25 Quando encontraram Jesus no outro lado do lago, perguntaram: «Rabi, quando chegaste aqui?» 26 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27 Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo. 28 Então eles perguntaram: «O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?» 29 Jesus respondeu: «A obra de Deus é que vocês acreditem naquele que ele enviou.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 6, 22 – 29

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo. Já Pensou. Nisso?
Na vida cristã caímos constantemente na tentação de confundir a necessidade com a fé. Isto é uma verdadeira traição à vida cristã. A fé para um discípulo de Jesus é fazer a vontade do Pai e de maneira processual fazer o itinerário discípular até chegar a ter os mesmos sentimentos de Cristo. Muitas vezes seguimos a Jesus buscando solucionar um assunto de caráter pessoal, necessidade ou problema cotidiano. Jesus, no relato evangélico, convida-nos a trabalhar pelo alimento que perdura para a vida eterna, que é "fazer a vontade do Pai". Mas o que significa fazer a vontade do Pai? De maneira contundente devemos responder: Fazer a vontade do Pai é fazer o processo de cristificação, ou seja, permitir que o Crucificado-Ressuscitado nasça cresça, se desenvolva em mim e assim poder oferecê-lo ao mundo a partir de e com minha própria vida. Revisemos o nosso seguimento de Jesus. Estamos dispostos a fazer a vontade do Pai em nossa vida? Somos conscientes do que significa viver em profundidade o batismo em nossa existência?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário