quarta-feira, 25 de maio de 2022

HOJE É QUINTA-FEIRA 26 DE MAIO DE 2022: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VÓS FICAREIS TRISTES, MAS A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 26 de maio de 2022 

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Vossa tristeza se transformará em alegria.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 1 A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2 Encontrou aí um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabara de chegar da Itália com sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3 E como eram da mesma profissão - fabricantes de tendas, - Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. 4 Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5 Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6 Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: «Vocês são responsáveis pelo que acontecer. Não tenho nada a ver com isso. De agora em diante, vou me dirigir aos pagãos.» 7 Então Paulo foi para a casa de um pagão adorador do Deus único, certo Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga. 8 Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 18, 1 – 8

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 97(98), 1. 2 – 3ab. 3cd – 4 (R. Cf. 3a)
REFLEXÃO: O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver. 17 Alguns discípulos comentaram: «O que ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver? E ainda: ‘eu vou para o Pai?» 18 E diziam: «Que significa esse ‘um pouco? Não compreendemos o que ele quer dizer. 19 Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: «Vocês estão discutindo porque eu falei: Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver? 20 Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 16, 16 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. Já Pensou. Nisso?
Como os discípulos demonstram estar fechados e duros de entendimento! A crise bate à porta. São incapazes de acompanhar Jesus nestes últimos momentos de vida. Frente a este fechamento manifesta-se a lucidez e a coragem de Jesus. Diante da morte, Jesus demonstra serenidade e confiança; mesmo tocando fundo na fé dos discípulos, se converterá em alegria quando o virem vencedor da morte. Quantas vezes estamos como os discípulos, abatidos, decepcionados. Quantas coisas não conseguimos entender. A cruz de Jesus é uma das realidades mais difíceis de assimilar. Por que Deus somente interveio depois da Cruz? Por que não se adiantou impedindo que o matassem? Deus intervém na história, mas não é intervencionista. A história tem autonomia e os seres humanos, liberdade. Se não fosse assim, a dignidade de que gozamos seria uma farsa. Deus intervirá deixando claro que seu amor foi absoluto e que a fidelidade de Jesus chegou até as últimas conseqüências. Se fôssemos capazes de sintonizar com os sentimentos do Pai, nos abandonaríamos em suas mãos.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário