sábado, 14 de maio de 2022

HOJE É DOMINGO 15 DE MAIO DE 2022: TEMA DO DIA V DOMINGO DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS. ASSIM COMO EU AMEI VOCÊS, VOCÊS DEVEM SE AMAR UNS AOS OUTROS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 15 de maio de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

V DOMINGO DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 21 Paulo e Barnabé voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22 Eles fortaleciam o ânimo dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé e dizendo-lhes que é preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus. 23 Os apóstolos designaram anciãos para cada comunidade; rezavam, jejuavam e os confiavam ao Senhor, no qual haviam acreditado. 24 Depois, Paulo e Barnabé atravessaram a região da Pisídia e chegaram à região da Panfília. 25 Anunciaram a Palavra em Perge e depois desceram para o porto de Atália. 26 Daí embarcaram para Antioquia da Síria, seu ponto de partida, onde tinham sido entregues à graça de Deus para o trabalho que acabavam de realizar. 27 Quando chegaram a Antioquia, reuniram a comunidade e contaram tudo o que Deus havia feito por meio deles: o modo como Deus tinha aberto a porta da fé para os pagãos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 14, 21b – 27

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 144(145), 10 – 11. 12 – 13ab. 21 (R. 12a)
Reflexão: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.  Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! – R.

2. Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração. – R.

3. Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João: 1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, uma Jerusalém nova, pronta como esposa que se enfeitou para o seu marido. 3 Nisso, saiu do trono uma voz forte. E ouvi: «Esta é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus. 4 Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor. Sim! As coisas antigas desapareceram!» 5 Aquele que está sentado no trono declarou: «Eis que faço novas todas as coisas. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Apocalipse de São João 21, 1 – 5a

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - 31 Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: «Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. 32 Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33 Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão me procurar, e eu digo agora a vocês o que eu já disse aos judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir. 34 Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. 35 Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 13, 31 – 35

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos. Já Pensou. Nisso?
Uma das principais razões pelas quais tantos cristãos deixam a Igreja reside precisamente na falta de um testemunho muito mais aberto e decidido sobre o amor. Muitas vezes nossas comunidades são verdadeiros campos de batalha, onde somos colocados uns contra os outros, onde não reconhecemos no outro a imagem de Deus. E isso afeta a fé e a boa vontade de muitos crentes. A propósito, não é que nossas comunidades e grupos sejam totalmente estranhos ao conflito, não; o conflito é necessário até certo ponto, porque a partir dele pode ser criado um clima de discernimento, de esclarecimento da fé e das mais profundas convicções sobre o Evangelho; no conflito - realizado em termos de respeito e amor cristão mútuo - aprendemos justamente o valor da tolerância, do respeito à diversidade e da melhoria do nosso modo de compreender e praticar o amor. Do conflito assim entendido - inevitável onde há mais de uma pessoa -, é possível criar espaço para construir e crescer. Isso requer fé, abertura para mudar e, acima de tudo, a disposição de ser preenchido pela força viva de Jesus. Somente nessa medida nossa vida humana e cristã adquire significado cada vez maior e se torna um autêntico testemunho de evangelização.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário