sábado, 11 de dezembro de 2021

HOJE É DOMINGO 12 DE DEZEMBRO DE 2021: TEMA DO DIA III DOMINGO DO ADVENTO: AS MULTIDÕES PERGUNTAVAM A JOÃO: QUE DEVEMOS FAZER? JOÃO RESPONDIA: QUEM TIVER DUAS TÚNICAS, DÊ UMA A QUEM NÃO TEM; E QUEM TIVER COMIDA, FAÇA O MESMO!

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. b Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 12 de dezembro de 2021

Tema do Dia

As multidões perguntavam a João: Que devemos fazer? 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

III DOMINGO DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Sofonias: 14 Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém! 15 O Senhor mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. 16 Nesse dia será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! 17 O Senhor, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, 18 como em dias de festa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Sofonias 3, 14 – 18a 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Is 12, 2 – 3. 4bcd. 5 – 6 (R.6)
REFLEXÃO: Exultai cantando alegres habitantes de Sião porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

1. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação. – R.

2. E direis naquele dia: Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. – R.

3. Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos: 4 Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! 5 Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. 6 Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 7 Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Filipenses 4, 4 – 7

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo: 10 As multidões perguntavam a João: «O que é que devemos fazer?» 11 Ele respondia: «Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa. 12 Alguns cobradores de impostos também foram para ser batizados, e perguntaram: «Mestre, o que devemos fazer?» 13 João respondeu: «Não cobrem nada além da taxa estabelecida.» 14 Alguns soldados também perguntaram: «E nós, o que devemos fazer?» Ele respondeu: «Não maltratem ninguém; não façam acusações falsas, e fiquem contentes com o salário de vocês.» 15 O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: «Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 17 Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga. 18 João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 3, 10 – 18

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
As multidões perguntavam a João: Que devemos fazer? João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos. Se não o reconhecem como Messias tampouco o vão reconhecer como Elias que há de vir. Já Pensou. Nisso?
O evangelho de João nos apresenta o testemunho de João Batista que aprofundaremos ao longo desta semana litúrgica. A leitura nos introduz dizendo que este é o testemunho de João e logo nos conta que de Jerusalém os dirigentes judeus enviaram delegados para perguntar a João se ele era o Messias ou Elias que precederia à chegada do Messias. A resposta de João é ambígua. Se não o reconhecem como Messias tampouco o vão reconhecer como Elias que há de vir; entretanto, reconhecem-no como a voz que clama no deserto, que prepara a vinda do Messias. A resposta gera uma pergunta lógica nos emissários judeus: se não é você, então por que batiza? Sua resposta é parecida com a primeira: o batismo de água é um batismo purificador, externo, mas aquele que virá trará um batismo que purificará a todo o ser humano e diante do qual o batismo de João é só uma antecipação. É claro que a figura de João Batista tem grande importância para as primeiras gerações cristãs. Além de identificá-lo com o profeta Elias, muitos dos seguidores de João pertenceram às primeiras comunidades cristãs. Por outro lado, foi crítico frente o poder dominante dos romanos e de Herodes, o que acarretou sua morte. Foi um homem que soube entregar-se à sua missão e foi capaz de ver no futuro que se aproximava os tempos esperados.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário