sábado, 4 de dezembro de 2021

HOJE É DOMINGO 05 DE DEZEMBRO DE 2021: TEMA DO DIA II DOMINGO DO ADVENTO: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TODO VALE SERÁ ATERRADO, TODA MONTANHA E COLINA SERÃO REBAIXADAS; AS PASSAGENS TORTUOSAS FICARÃO RETAS E OS CAMINHOS ACIDENTADOS SERÃO APLAINADOS. TODAS AS PESSOAS VERÃO A SALVAÇÃO DE DEUS.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 05 de dezembro de 2021

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Todas as pessoas verão a salvação de Deus. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

II DOMINGO DO ADVENTO
 (roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Baruc: 1 Jerusalém tire a roupa de luto e de aflição e vista para sempre o esplendor da glória que vem de Deus. 2 Vista o manto da justiça de Deus e ponha na cabeça a coroa gloriosa do Eterno, 3 pois Deus mostrará o esplendor de você a todos os que vivem debaixo do céu. 4 Deus dará para você um nome para sempre: Paz-da-Justiça e Glória-da-Piedade. 5 Levante-se, Jerusalém, tome posição em lugar alto, olhe para o nascente e contemple os seus filhos, reunidos do nascente e do poente pela voz do Santo, que invocam alegremente a Deus. 6 Eles partiram a pé, levados pelo inimigo, mas Deus os traz de volta, em triunfo, como sobre uma carruagem real. 7 Deus mandou cortar toda colina alta ou monte antigo e aterrar os lugares mais fundos, para aplainar o chão, a fim de que Israel possa passar com segurança, guiado pela glória de Deus. 8 Por ordem de Deus, todas as árvores e plantas aromáticas darão sombra a Israel, 9 porque Deus, com sua justiça e sua misericórdia, conduzirá festivamente Israel à luz da sua glória. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Baruc 5, 1 – 9 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 125(126), 1 – 2ab. 2cd – 3. 4 – 5. 6 (R. 3)
REFLEXÃO: Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções. – R.

2. Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas fez com eles o Senhor!' Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! – R.

3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria. – R.

4. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos: 4 E sempre, em minhas orações, rezo por todos com alegria, 5 porque vocês cooperaram no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Tenho certeza de que Deus, que começou em vocês esse bom trabalho, vai continuá-lo até que seja concluído no dia de Jesus Cristo. 7 É justo que eu pense assim de todos vocês, porque vocês estão no meu coração. De fato, participam comigo da graça que recebi, seja nas prisões, seja na defesa e confirmação do Evangelho. 8 Deus é testemunha de que eu quero bem a todos vocês com a ternura de Jesus Cristo. 9 Este é o meu pedido: que o amor de vocês cresça cada vez mais em perspicácia e sensibilidade em todas as coisas. 10 Desse modo, poderão distinguir o que é melhor, e assim chegar íntegros e inocentes ao dia de Cristo. 11 Estarão repletos então dos frutos de justiça obtidos por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Filipenses 1, 4 – 6. 8 – 11 
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 1 Fazia quinze anos que Tibério era imperador de Roma. Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes governava a Galiléia; seu irmão Filipe, a Ituréia e a Traconítide; e Lisânias, a Abilene. 2 Anás e Caifás eram sumos sacerdotes. Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 E João percorria toda a região do rio Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4 conforme está escrito no livro do profeta Isaías: «Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas. 5 Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as estradas curvas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. 6 E todo homem verá a Salvação de Deus. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 3, 1 – 6

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as estradas curvas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. Todas as pessoas verão a salvação de Deus. Já Pensou. Nisso?
Essa renovação a partir de dentro tem sua manifestação externa porque se “rebaixam os montes”, nivelam-se os vales, endireita-se o que está torcido e se iguala o terreno acidentado (Bar 5,7). As asperezas se tornam lisas, as desigualdades são suprimidas e encurtadas as distâncias para que a salvação chegue para todos. A humanidade transformada é a humanidade reconciliada e igualada, integrada na família de fé: “reúnem-se teus filhos, desde o poente ao levante” (Bar 5,5). Converter-se então é alargar o coração e dilatar a esperança para torná-la à medida do mundo, à medida de Deus. Uma humanidade mais igualitária e respeitosa da dignidade de todos é o melhor caminho para que Deus chegue trazendo sua salvação. A cada um compete examinar as renúncias a serem assumidas para endireitar o que está torto ou rebaixar montes ou aterrar os vales. Nossos caminhos devem ser endireitados para que Deus chegue.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário