quinta-feira, 1 de agosto de 2024

HOJE É SEXTA-FEIRA 02 DE AGOSTO DE 2024: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: UM PROFETA SÓ NÃO É ESTIMADO EM SUA PRÓPRIA PÁTRIA E EM SUA FAMÍLIA.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 1 No começo do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias: 2 Assim diz o Senhor: Fique no átrio do Templo do Senhor e diga a todos os cidadãos de Judá, que entram no Templo para adorar o Senhor, tudo o que eu estou mandando dizer, sem tirar nada. 3 Quem sabe, eles se convertam cada um de sua má conduta, e eu me arrependa do castigo que preparo contra eles por causa de suas más ações. 4 Você dirá o seguinte: Assim diz o Senhor: Se vocês não me obedecerem, seguindo a Lei que promulguei para vocês, 5 e se não escutarem o que dizem os meus servos, os profetas, que eu lhes envio sem cessar, embora vocês não os escutem, 6 então, eu vou fazer deste Templo o que fiz com o santuário de Silo, e desta cidade farei uma coisa maldita para todos os povos da terra. 7 Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falando isso no Templo do Senhor. 8 Depois que Jeremias terminou de falar tudo o que o Senhor lhe havia ordenado que dissesse ao povo, os sacerdotes e os profetas o prenderam, dizendo: «Você deve morrer. 9 Por que você profetizou em nome do Senhor, dizendo que vai acontecer a este Templo o que aconteceu com o santuário de Silo, e que esta cidade será destruída e ficará sem moradores?» E o povo todo se aglomerou no Templo do Senhor contra Jeremias. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 26, 1 – 9 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 68(69), 5. 8 – 10. 14 (R. 14c)
REFLEXÃO: Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

1. Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei? – R.

2. Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim! – R.

3. Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 13, 54 – 58

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família. Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso? E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. Já Pensou. Nisso?
Neste relato aparece com meridiana clareza que Jesus passou por este mundo como um de tantos, como o carpinteiro de uma família simples. Que se fez escravo de todos. Que não realizou estudos especiais, nem tinha cargos de poder que o fizessem famoso, e agora regressa à sua cidade. Também fica claro que as coisas de Deus, para os conterrâneos de Jesus, e para nós, é estranhas que se manifestem nas coisas simples do dia a dia. Sempre esperamos o espetáculo, a aparição de algo maravilhoso. No entanto a encarnação de Deus não vai por este caminho. O povo de Nazaré não podia entender como seu conterrâneo Jesus podia fazer os milagres que ouviram dizer que tinha realizado em Cafarnaum. Agora estão assombrados com sua palavra. Ante a evidência deste Jesus profeta, se fixam na simplicidade de sua origem familiar. Não cabe em suas cabeças que Deus possa agir na história, nos acontecimentos de cada dia. Isto provoca uma falta de fé, e torna quase impossíveis os sinais do reino.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário