domingo, 4 de agosto de 2024

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 05 DE AGOSTO DE 2024: TEMA DO DIA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ERGUEU OS OLHOS PARA O CÉU E PRONUNCIOU A BÊNÇÃO. EM SEGUIDA PARTIU OS PÃES!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.
 
Hoje é segunda-feira 05 de agosto de 2024
 
Tema do Dia
 
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção.
 
Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!
 
SEGUNDA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM
  (verde – ofício do dia)
 
 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 1 Nesse mesmo ano, ao começar o reinado de Sedecias em Judá, no quarto ano, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, que era profeta em Gabaon, falou comigo no Templo do Senhor, diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: 2 «Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Quebro o jugo do rei da Babilônia. 3 Dentro de dois anos vou trazer de volta para este lugar todos os objetos do Templo do Senhor que Nabucodonosor, rei da Babilônia, pegou e levou para a Babilônia. “4 Também vou trazer de volta Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá levados para a Babilônia - oráculo do Senhor - porque vou quebrar o jugo do rei da Babilônia». 5 Na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no Templo do Senhor, o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, 6 dizendo: «Amém! Que assim faça o Senhor. Que o Senhor confirme o que você profetizou, trazendo da Babilônia para cá os objetos do Templo do Senhor e todos os exilados. 7 Entretanto, escute o que eu vou dizer a você e a todo o povo: 8 Os profetas que existiram antes de mim e antes de você, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, calamidade e peste para muitos países e reinos poderosos. 9 E quanto ao profeta que prometia felicidade, só quando a sua profecia se realizar é que ele será reconhecido como profeta realmente enviado por o Senhor». 10 Então Hananias pegou a canga que estava no pescoço de Jeremias e a quebrou. 11 Em seguida, falou diante do povo: «Assim diz o Senhor: Desta mesma forma, dentro de dois anos, eu quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que está no pescoço de todas as nações». E o profeta Jeremias foi embora. 12 Depois que Hananias quebrou a canga que estava no pescoço de Jeremias, este recebeu uma palavra do Senhor: 13 «Vá dizer a Hananias o seguinte: Assim diz o Senhor: Você quebrou uma canga de madeira, e eu vou substituí-la por uma canga de ferro. 14 Porque assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: É uma canga de ferro que eu vou colocar no pescoço de todas as nações, para que estejam subjugadas a Nabucodonosor, rei da Babilônia». 15 Em seguida, o profeta Jeremias falou ao profeta Hananias: «Escute-me, Hananias: não foi o Senhor quem mandou você, e você está fazendo esse povo acreditar numa mentira. 16 Por isso, assim diz o Senhor: Mandarei você embora da face da terra; ainda este ano você morrerá, por ter anunciado revolta contra o Senhor». 17 E Hananias morreu nesse mesmo ano, no sétimo mês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 28, 1 – 17
 
Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 118(119), 29. 43. 79. 80. 95. 102 (68b)
REFLEXÃO: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
 
1. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! -R.
 
2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos! –R.
 
3. Que se voltem para mim os que vos temem e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! -R.
 
4. Meu coração seja perfeito em vossa lei, e não serei, de modo algum, envergonhado! –R.
 
5. Espreitam-me os maus para perder-me, mas continuo sempre atento à vossa lei. -R.
 
6. De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. –R.
 
Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.
 
Hoje eu vou experimentar e viver ciência em minha vida!
 
Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.
 
O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - 13 Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu, e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. 14 Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles, e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus, e disseram: «Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer. 16 Mas Jesus lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vocês “é que têm de lhes dar de comer.» 17 Os discípulos responderam: «Só temos aqui cinco pães e dois peixes.» 18 Jesus disse: «Tragam isso aqui.» 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. 20 Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. 21 O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 14, 13 – 21

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. Já Pensou. Nisso?
28,1-17: Jeremias disse: Hananias é um falso profeta que recorre à demagogia, procurando dizer o que os ouvintes gostam de ouvir e não aquilo que o povo precisa ouvir.
Mateus salienta o comportamento de Jesus: ele não é fanático, querendo enfrentar imediatamente Herodes; mas também não é fatalista, deixando as coisas correr como estão. Ele continua fiel à missão de servir ao seu povo. Reúne e alimenta as multidões sofredoras, realizando os sinais de um novo modo de vida e de anúncio do Reino. A Eucaristia é o sacramento-memória dessa presença de Jesus, lembrando continuamente qual é a missão a que nós, cristãos, fomos chamados.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário