terça-feira, 2 de julho de 2024

HOJE É QUARTA-FEIRA 03 DE JULHO DE 2024: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM SÃO TOMÉ, APÓSTOLO. FESTA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: NÃO SEJA INCRÉDULO, MAS TENHA FÉ. TOMÉ RESPONDEU A JESUS: «MEU SENHOR E MEU DEUS!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 03 de julho de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Não seja incrédulo, mas tenha fé!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
SÃO TOMÉ, APÓSTOLO. FESTA
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: 19 Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus. 20 Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção. 21 Em Cristo, toda construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor. 22 Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Efésios 2, 19 – 22

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 116(117), 1. 2 (R. Mc 16,15)
REFLEXÃO: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! – R.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo, 24 Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos disseram para ele: «Nós vimos o Senhor.» Tomé disse: «Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.» 26 Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» 27 Depois disse a Tomé: «Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé. 28 Tomé respondeu a Jesus: «Meu Senhor e meu Deus!» 29 Jesus disse: «Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 20, 24 – 29

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: «A paz esteja com vocês.» Depois disse a Tomé: «Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé. Já Pensou. Nisso?
A expressão popular "só acredito vendo" expressa de modo positivo o que disse o apóstolo e sintetiza o que sentimos ante os anúncios de algo inusitado. Podemos constatar falta de fé nas palavras de Tomé? Sim. O próprio Jesus o reprovou. Vislumbramos também certa frustração por não ter experimentado a presença do Ressuscitado em sua comunidade. Tomé demonstra um grande desgosto com tal notícia. Custa pensar somente e unicamente em sua falta de fé tratando-se de um discípulo disposto a entregar a vida com coragem junto a Jesus e os seus em Betânia (Jo 11,16). Tomé é o mesmo discípulo que pergunta a Jesus sobre seu destino final e manifesta desconcerto por não saber qual é o caminho que o conduz para ele (Jo 14,5). A confissão com a qual sela sua experiência de fé se transforma para nós em bem-aventurança. Por ele sentimos a alegria de crer em Jesus Ressuscitado.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário