sábado, 13 de julho de 2024

HOJE É DOMINGO 14 DE JULHO DE 2024: TEMA DO DIA XV DOMINGO DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SE O POVO NÃO ESCUTAR VOCÊS, QUANDO SAÍREM SACUDA A POEIRA DOS PÉS COMO PROTESTO CONTRA ELES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 14 de julho de 2024

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Amós – Naqueles dias: 12 Então Amasias disse a Amós: «Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. 13 Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino. 14 Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. 15 Foi o Senhor quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘Vá profetizar ao meu povo Israel’. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Amós 7, 12 – 15

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 84(85), 9ab – 10. 11 – 12. 13 – 14 (R. 8)
REFLEXÃO: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. – R.

2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. – R.

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. 4 Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. 5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, 6 para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. 7 Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça. 8 Deus derramou sobre nós essa graça, abrindo-nos para toda sabedoria e inteligência. 9 Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, a livre decisão que havia tomado outrora 10 de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo. 11 Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados 12 a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo. 13 Em Cristo, também vocês ouviram a Palavra da verdade, o Evangelho que os salva. Em Cristo, ainda, vocês creram, e foram marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14 que é a garantia da nossa herança, enquanto esperamos a completa libertação do povo que Deus adquiriu para o louvor da sua glória. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Efésios 1, 3 – 14

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos: Naquele tempo Jesus. 7 Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles. 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 6, 7 – 13

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus, disse aos seus discípulos e a nós: Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacuda a poeira dos pés como protesto contra eles. Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. Já Pensou. Nisso?
Jesus experimentou um fracasso em Nazaré, mas não renunciou à sua missão. Jesus certamente recordou o seu Pai, como Salomão a seu pai Davi quando lhe recomendou "Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos"; isto é um convite para não desanimar quando as coisas não saem como pensamos e, pelo contrário, para repensar as coisas e continuar buscando. Agora o Senhor, depois de haver instruído, e convivido com os apóstolos os envia a anunciar a boa nova com uma característica especial que persiste em todo tempo e lugar: o testemunho da total confiança em Deus, o que chamamos de pobreza espiritual, o melhor antídoto para vencer a pobreza social e econômica. Na evangelização deve-se dar ao mundo o sinal da renúncia aos bens já que estes geram segurança neles e não em Deus e alimentam o impulso de domínio. O sentido profundo é mostrar que o Reino de Deus é o mais importante a conseguir, o resto virá por acréscimo.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário