domingo, 21 de abril de 2024

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 22 DE ABRIL DE 2024: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU SOU A PORTA. QUEM ENTRA POR MIM, SERÁ SALVO. ENTRARÁ, E SAIRÁ, E ENCONTRARÁ PASTAGEM.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós. Para que vos louve com, vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 22 de abril de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3 «Você entrou na casa de incircuncisos e comeu com eles!» 4 Então Pedro começou a relatar-lhes, passo a passo, o que havia acontecido: 5 «Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até mim. 6 Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais selvagens, répteis da terra e aves do céu. 7 Depois ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro, mate e coma’. 8 Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais coisa profana e impura entrou na minha boca’. 9 A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’. 10 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11 Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 12 O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam, e nós entramos na casa daquele homem. 13 Ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Mande alguém a Jope para fazer com que Simão, também chamado Pedro, venha até aqui. 14 Ele fará uma apresentação dos acontecimentos que vão trazer a salvação para você e para toda a sua família’. 15 Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16 Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo’. 17 Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós por termos acreditado no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?» 18 Ao ouvir isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: «Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 11, 1 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 41(42), 2 – 3; 42, 3. 4 (R. Cf. Sl 41, 3a)
REFLEXÃO: A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus! –R.

2. A minh' alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? –R.

3. Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! –R.

4. Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, disse Jesus: 1 «Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. 5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos estranhos.» 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer. 7 Jesus continuou dizendo: «Eu garanto a vocês: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 10, 1 – 10

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. Já Pensou. Nisso?
Deus afirmou, através do Profeta Jeremias, que ele daria ao seu povo pastores segundo o seu coração e, mais tarde, pela boca do Profeta Ezequiel, que ele mesmo seria o pastor do seu povo. O Evangelho de hoje nos mostra que Deus está cumprindo a sua promessa, pois o Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é quem afirma: "Eu sou o bom pastor". É o próprio Deus que se coloca a serviço das pessoas com a finalidade de reuni-las num único rebanho. E hoje a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, é a continuadora da obra do Pastor, de modo que nela o ser humano é convidado a participar da divina missão do pastoreio.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário