quinta-feira, 3 de agosto de 2023

HOJE É SEXTA-FEIRA 04 DE AGOSTO DE 2023: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: UM PROFETA SÓ NÃO É ESTIMADO EM SUA PRÓPRIA PÁTRIA E EM SUA FAMÍLIA. JESUS ENSINAVA NA SINAGOGA,

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 04 de agosto de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Jesus ensinava na sinagoga!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM
S. JOÃO MARIA VIANNEY PRESB, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Levítico: 1 O Senhor falou a Moisés: 4 Estas são as festas do Senhor, as assembléias sagradas às quais vocês convocarão os filhos de Israel, no tempo devido: 5 O dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. 6 O dia quinze do mesmo mês, é a festa dos Pães sem fermento, dedicada ao Senhor: durante sete dias vocês comerão pão sem fermento. 7 No primeiro dia vocês reunirão a assembléia sagrada e não farão nenhum trabalho nem tarefa alguma. 8 Durante sete dias vocês apresentarão ofertas queimadas ao Senhor; no sétimo dia voltarão a se reunir em assembléia sagrada e não farão nenhum trabalho nem tarefa alguma». 9 O Senhor falou a Moisés: 10 "Diga aos filhos de Israel: Quando vocês tiverem entrado na terra que eu lhes dou e fizerem nela a colheita, tragam para o sacerdote o primeiro feixe da colheita. 11 O sacerdote oferecerá esse feixe diante do Senhor com o gesto de apresentação, para que seja aceito. Essa apresentação será feita no dia seguinte ao sábado. 15 A partir do dia seguinte ao sábado, em que vocês tiverem trazido o feixe para a apresentação, vocês contarão sete semanas completas. 16 Contem cinqüenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e então ofereçam o Senhor uma nova oblação.  27 «O dia dez do sétimo mês é o dia da Expiação. Reúnam-se em assembléia sagrada, façam penitência e ofereçam uma oferta queimada para o Senhor. 34 No dia quinze do sétimo mês começa a festa das Tendas, dedicada o Senhor, e dura sete dias. 35 No primeiro dia, reúnam-se em assembléia sagrada e não façam nenhum trabalho. 36 Durante sete dias ofereçam para o Senhor ofertas queimadas. No oitavo dia, voltem a se reunir em assembléia sagrada e apresentem para o Senhor uma oferta queimada: é dia de reunião solene, e vocês não farão nenhum trabalho. 37 São estas as festas do Senhor, em que vocês se reunirão em assembléia sagrada, e oferecerão ao Senhor oblações, holocaustos e ofertas, sacrifícios de comunhão e libações, conforme o ritual de cada dia. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Levítico 23, 1. 4 – 11. 15 – 16. 27. 34b – 37 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 80(81), 3 – 4. 5 – 6ab. 10 – 11ab (R.2a)
REFLEXÃO: Exultai no Senhor nossa força.

1. Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova soai a trombeta, na lua cheia, na festa solene! – R.

2. Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, quando o povo saiu do Egito. – R.

3. Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 13, 54 – 58

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família. Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso? E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. Já Pensou. Nisso?
Neste relato aparece com meridiana clareza que Jesus passou por este mundo como um de tantos, como o carpinteiro de uma família simples. Que se fez escravo de todos. Que não realizou estudos especiais, nem tinha cargos de poder que o fizessem famoso, e agora regressa à sua cidade. Também fica claro que as coisas de Deus, para os conterrâneos de Jesus, e para nós, é estranhas que se manifestem nas coisas simples do dia a dia. Sempre esperamos o espetáculo, a aparição de algo maravilhoso. No entanto a encarnação de Deus não vai por este caminho. O povo de Nazaré não podia entender como seu conterrâneo Jesus podia fazer os milagres que ouviram dizer que tinha realizado em Cafarnaum. Agora estão assombrados com sua palavra. Ante a evidência deste Jesus profeta, se fixam na simplicidade de sua origem familiar. Não cabe em suas cabeças que Deus possa agir na história, nos acontecimentos de cada dia. Isto provoca uma falta de fé, e torna quase impossíveis os sinais do reino.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário