domingo, 20 de agosto de 2023

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 21 DE AGOSTO DE 2023: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SE TU QUERES SER PERFEITO, VAI, VENDE TUDO O QUE TENS, E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 21 de agosto de 2023

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vá, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no Céu.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM
S. PIO X PP, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro dos Juízes – Naqueles dias: 11 Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova: prestaram culto aos ídolos, 12 abandonando o Senhor, Deus de seus antepassados, que os tinha tirado do Egito. Foram atrás de outros deuses, deuses de povos vizinhos, e os adoraram, provocando o Senhor. 13 Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarte. 14 A ira do Senhor se inflamou então contra Israel, e ele os entregou ao poder de assaltantes, que os despojaram e venderam aos inimigos vizinhos, de modo que os israelitas já não conseguiam resistir. 15 Em qualquer coisa que realizavam, a mão do Senhor estava contra eles, exatamente como o Senhor lhes tinha dito e jurado. E chegaram a uma situação desesperadora. 16 Então o Senhor fez surgir juízes que os libertavam dos assaltantes. 17 No entanto, eles não davam ouvidos nem mesmo aos juízes. Pelo contrário, prostituíam-se com outros deuses e prostravam-se diante deles. Bem depressa se afastaram do caminho seguido pelos antepassados, que haviam obedecido aos mandamentos de o Senhor. Eles, porém, não agiram da mesma forma. 18 Quando o Senhor lhes fazia surgir juízes, o Senhor estava com o juiz e os libertava dos inimigos durante toda a vida do juiz. Porque o Senhor se compadecia dos gemidos deles frente à tirania dos opressores. 19 No entanto, logo que o juiz morria, eles tornavam a corromper-se mais ainda que seus antepassados, seguindo outros deuses, aos quais prestavam culto e diante deles se prostravam. Não desistiam de suas práticas, nem de sua conduta obstinada. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Juízes 2, 11 – 19

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 105(106), 34 – 35. 36 – 37. 39 – 40. 43ab e 44 (R. 4a)
REFLEXÃO: Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

1. Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. – R.

2. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. – R.

3. Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança. – R.

4. Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam, Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: 16 Um jovem se aproximou, e disse a Jesus: «Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?» 17 Jesus respondeu: «Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. “Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos.» 18 O homem perguntou: «Quais mandamentos?» Jesus respondeu: «Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; 19 honrem seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.» 20 O jovem disse a Jesus: «Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?» 21 Jesus respondeu: «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me.» 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 19, 16 – 22

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no Céu. Depois venha, e siga-me. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Já Pensou. Nisso?
Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco. A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião. O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário