segunda-feira, 19 de junho de 2023

HOJE É TERÇA-FEIRA 20 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SEDE PERFEITOS COMO O VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO. VOCÊS OUVIRAM O QUE FOI DITO: AME O SEU PRÓXIMO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 20 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: 1 Irmãos, agora damos a conhecer a vocês a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 Em meio às muitas tribulações que puseram à prova essas igrejas, a grande alegria e a extrema pobreza delas transbordaram em riquezas de generosidade. 3 Eu sou testemunha de que eles, conforme seus meios e até além de seus meios, com toda a espontaneidade 4 e com muita insistência, nos rogaram a graça de tomarem parte nesse serviço em favor dos cristãos. 5 Ultrapassando qualquer de nossas expectativas, eles se entregaram primeiramente ao Senhor, e pela vontade de Deus, também a nós. 6 Por isso insistimos junto a Tito para que termine essa obra de generosidade, que ele já havia começado entre vocês. 7 Em tudo vocês sobressaem: na fé, no dom da palavra, no conhecimento e entusiasmo, além do amor que vocês têm por nós. Pois então, procurem também distinguir-se nessa obra de generosidade. 8 Não digo isso para lhes impor uma ordem. Cito para vocês o exemplo de outros, para lhes dar ocasião de provar a sinceridade do amor que vocês têm. 9 De fato, vocês conhecem a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo; ele, embora fosse rico, se tornou pobre por causa de vocês, para com a sua pobreza enriquecer a vocês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 8, 1 – 9

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 145(146), 2. 5 – 6. 7. 8 – 9a (R. 1)
Reflexão: Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar! – R.

2. É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre. – R.

3. Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. – R.

4. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ 44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! 45 Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. 46 Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 5, 43 – 48

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo! Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Já Pensou. Nisso?
A máxima "sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" institui o modo de proceder de Deus como paradigma de nossas vidas. Freqüentemente nos sentimos cômodos estabelecendo categorias que nos diferenciam e permitem classificar a realidade ou discriminar situações de modo claro porque desta maneira encontramos os parâmetros de nossas ações. Isto nos garante seguranças e até nos permite fazer alardes sobre nossa conduta. O mandato evangélico, por sua vez, nos convida a dar um salto qualitativo para transformar o dia a dia em algo extraordinário. Jesus assinala que na vida já não podemos mover-nos por puras simpatias ou antipatias, nem tampouco segundo a bondade ou maldade manifesta de terceiros, nem pela fraternidade que nos une. Exige que nos inspiremos em nosso Pai que persevera na prática do bem, como expressão de sua justiça. O preceito não implica atitudes temerárias nem ingênuas, mas bem o contrário: conscientes das realidades que vivemos, este deverá ser um chamado à conversão fundamentado no amor e na oração.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário