sábado, 3 de junho de 2023

HOJE É DOMINGO 04 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA IX DOMINGO DO TEMPO COMUM: SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: DEUS ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO, NÃO PARA CONDENAR O MUNDO, E SIM PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO POR MEIO DELE.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 04 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias: 4 Moisés levantou-se de madrugada e subiu até a montanha do Sinai, como o Senhor tinha ordenado, e levou nas mãos as duas tábuas de pedra. 5 O Senhor desceu na nuvem e ficou junto com Moisés, que invocou o nome do Senhor. 6 O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: «o Senhor, o Senhor! Deus de compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade. 8 Moisés caiu de joelhos por terra e adorou. 9 Depois disse: «o Senhor, se eu gozo do teu favor, continua em nosso meio, mesmo que este povo seja cabeça dura. Perdoa nossas faltas e pecados, e recebe-nos como tua herança. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Êxodo 34, 4b – 6. 8 – 9 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Dn 3, 52. 53. 54 – 55. 56 (R.52b)
REFLEXÃO: A vós louvor, honra e glória eternamente!

1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. Sede bendito, nome santo e glorioso.  – R.

2. No templo santo onde refulge a vossa glória. – R.

3. E em vosso trono de poder vitorioso. – R.

4. Sede bendito, que sondais as profundezas e superior aos querubins vos assentais. – R.

5. Sede bendito no celeste firmamento. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: 11 Ademais, irmãos, fiquem alegres. Procurem a perfeição e animem-se. Tenham os mesmos sentimentos, vivam na paz e o Deus do amor e da paz estará com vocês. 12 Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Todos os cristãos enviam saudações. 13 Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 13, 11 – 13 
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: 16 Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 3, 16 – 18

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. Já Pensou. Nisso?
Toda a teologia trinitária tem como base esta linguagem cultural própria desses primeiros séculos da história da Igreja. Quando passa o tempo e, sobretudo, quando muda a cultura e quando isso acontece em profundidade, os símbolos, conceitos e expressões da época anterior perdem fortemente relevância, deixam de captar as mentes e os corações, perdem significado, e chegam até a perder sua inteligibilidade. É o nosso caso. No declínio de uma civilização cristã ocidental, muitos símbolos e conceitos medievais, e sobretudo metafísicos de raiz filosófica grega, estão deixando de ser utilizáveis nesta nova cultura pós-metafísica. Com isso, também os símbolos, credos, concepções e dogmas religiosos elaborados naquela cultura, correm a mesma sorte de deteriorar-se, de perda de plausibilidade e de inteligibilidade.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário