sexta-feira, 30 de junho de 2023

HOJE É SÁBADO 01 DE JULHO DE 2023: TEMA DO DIA SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU DIGO A VOCÊS: MUITOS VIRÃO DO ORIENTE E DO OCIDENTE, E SE SENTARÃO À MESA NO REINO DO CÉU JUNTO COM ABRAÃO, ISAAC E JACÓ.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 01 de julho de 2023

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1 o Senhor apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. 2 Levantando os olhos, Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostrou por terra, 3 dizendo: «Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. 4 Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. 5 Vou trazer um pedaço de pão e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês. Eles responderam: «Está bem. Faça o que está dizendo. 6 Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande. 7 Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. 8 Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam. 9 Depois eles perguntaram: «Onde está sua mulher Sara?» Abraão respondeu: «Está na tenda». 10 O hóspede disse: «No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho. Sara estava na entrada da tenda, atrás de Abraão, e ouviu isso. 11 Ora, Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara já não tinha regras. 12 Sara riu por dentro, pensando: «Agora que sou velha vou provar o prazer, e com um marido tão velho?» 13 O Senhor, porém, disse a Abraão: «Por que Sara riu, dizendo: ‘Será que vou dar à luz agora que sou velha?’ 14 Por acaso, existe alguma coisa impossível para o Senhor? Neste mesmo tempo, no próximo ano, eu voltarei a você, e Sara já terá um filho. 15 Sara, que estava assustada, negou: «Eu não ri». Mas ele tornou a dizer: «Não negue, você riu.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 18, 1 – 15

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Lc 1, 46 – 47. 48 – 49. 50 – 51. 52 – 53. 54-55 (R.54b)
REFLEXÃO: O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

1. A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador. – R.

2. pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! – R.

3. Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. – R.

4. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. – R.

5. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo. 5 Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: 6 «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» 7 Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» 8 O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. 9 Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» 10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! 11 Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. 12 Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes. 13 Então Jesus disse ao oficial: «Vá, e seja feito conforme você acreditou.» E nessa mesma hora o empregado do oficial ficou curado. 14 Jesus foi para a casa de Pedro, e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. 15 Então Jesus tocou a mão dela, e a febre a deixou. Ela se levantou, e começou a servi-los. 16 À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 5 – 17

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.  Já Pensou. Nisso?
O evangelho da liturgia deste sábado capta em três episódios a intensa atividade de Jesus na cidade de Cafarnaum. O relato acentua três aspectos distintos aos quais podemos dirigir nossa atenção para meditar sobre o que Deus nos diz fazer nossa oração e encaminhar as ações de nossas vidas. 1) A narrativa deixa claro o poder de Jesus para curar somente com a força de sua palavra ou o mero contato de sua mão. 2) Jesus, por sua parte, destaca a fé do centurião romano e a abertura universal da salvação que Deus oferece aos seus. 3) Por último, o evangelista oferece sua interpretação dos acontecimentos: A ação de Jesus a favor da vida é o cumprimento da profecia de Isaías. De que maneira experimentamos a salvação de Deus em nossos dias? Como é nossa fé? E o centurião, que exemplo nos deixa? Como tratamos o irmão que sofre? Que palavra de Deus se cumpre hoje em nós?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quinta-feira, 29 de junho de 2023

HOJE É SEXTA-FEIRA 30 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU QUERO, FIQUE PURIFICADO. NO MESMO INSTANTE O HOMEM FICOU PURIFICADO DA LEPRA.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 30 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis: 1 Quando Abrão completou noventa e nove anos, o Senhor lhe apareceu e disse: «Eu sou o Deus todo-poderoso. Comporte-se de acordo comigo e seja íntegro. 9 E Deus continuou falando a Abraão: «Quanto a você, observe a aliança que faço com você e com seus futuros descendentes. 10 E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. 15 Deus disse a Abraão: «Sua mulher Sarai não se chamará mais Sarai, mas Sara. 16 Eu a abençoarei, e dela darei um filho a você, e eu o abençoarei. Dela nascerão nações e reis de povos. 17 Abraão caiu com o rosto por terra e começou a rir, pensando: «Será que um homem com cem anos vai ter um filho, e Sara, que tem noventa anos, vai dar à luz?» 18 Abraão disse a Deus: «Ficarei contente se conservares Ismael vivo». 19 Deus porém respondeu: «Não! É Sara quem vai dar-lhe um filho: você lhe dará o nome de Isaac. Vou fazer a minha aliança com ele e com os descendentes dele, uma aliança perpétua. 20 Quanto a Ismael, vou atender ao pedido que você me faz: vou abençoá-lo, torná-lo fecundo e fazê-lo multiplicar-se sem medida. Ele vai gerar doze príncipes, e dele farei uma grande nação. 21 Mas, a minha aliança, vou fazê-la com Isaac, o filho que Sara vai dar à luz no próximo ano, nesta mesma época do ano. 22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus se retirou. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 17. 1. 9 – 10. 15 – 22 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 127(128), 1 – 2. 3. 4 – 5 (R. 4)
REFLEXÃO: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

1. Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! – R.

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. – R.

3. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: 1 Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões começaram a segui-lo. 2 Eis que um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus, dizendo: «Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.» 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante o homem ficou purificado da lepra. 4 Então Jesus lhe disse: «Não conte isso a ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois faça a oferta que Moisés mandou, a fim de que seja um testemunho para eles. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 1 – 4

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado. No mesmo instante o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: Não conte isso a ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois faça a oferta que Moisés mandou, a fim de que seja um testemunho para eles. Já Pensou. Nisso?
O evangelho deste dia apresenta um fato que focaliza nossa atenção no querer de Deus. Talvez por temor ao contágio, também porque as enfermidades eram consideradas conseqüência do pecado. Na época de Jesus as pessoas afetadas pela lepra sofriam muito. A Lei de Moisés prescrevia como deviam ser tratados aqueles que padeciam tais doenças: Quando eram diagnosticadas com lepra, as pessoas deviam afastar-se de seu ambiente familiar, de suas casas e suas aldeias. Ninguém podia aproximar-se nem ter contato físico com elas. Ao baixar da montanha, havendo instruído seus discípulos, Jesus ensina com seu exemplo. Entre a multidão, violando o que era estabelecido, sai ao seu encontro um leproso para pedir-lhe que o cure. O desejo de Jesus o põe em movimento e Jesus não evita sua presença. Ele também deseja a vida do que está excluído e estabelece como testemunho a oferta prescrita. Era a maneira para que levassem a séria sua reabilitação. Quem são os marginalizados de hoje? O que fazemos com eles?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quarta-feira, 28 de junho de 2023

HOJE É QUINTA-FEIRA 29 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUANDO JESUS ACABOU DE DIZER ESSAS PALAVRAS, AS MULTIDÕES FICARAM ADMIRADAS COM O SEU ENSINAMENTO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 29 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis: 1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; mas tinha uma escrava egípcia chamada Agar. 2 Então Sarai disse a Abrão: o Senhor não me deixa ter filhos: una-se à minha escrava para ver se ela me dá filhos. Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3 Dez anos depois que Abrão se estabeleceu na terra de Canaã, sua mulher Sarai tomou sua escrava, a egípcia Agar, e a entregou como mulher a seu marido Abrão. 4 Este se uniu a Agar, que ficou grávida. Vendo que estava grávida, Agar perdeu o respeito para com Sarai. 5 Então Sarai disse a Abrão: «Você é responsável por essa injustiça. Coloquei em seus braços minha escrava, e ela, vendo-se grávida, não me respeita mais. Que o Senhor seja nosso Juiz. 6 Abrão disse a Sarai: «Muito bem. Sua escrava está em suas mãos. Trate-a como você achar melhor. Sarai maltratou de tal modo Agar, que ela fugiu de sua presença. 7 O anjo do Senhor encontrou Agar junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8 E lhe disse: «Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde vai?» Agar respondeu: «Estou fugindo de minha patroa Sarai. 9 O anjo do Senhor lhe disse: «Volte para sua patroa e seja submissa a ela. 10 E o anjo do Senhor acrescentou: «Eu farei a descendência de você tão numerosa que ninguém poderá contar. 11 E o anjo do Senhor concluiu: «Você está grávida e vai dar à luz um filho e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor ouviu sua aflição. 12 Ele será potro selvagem: estará contra todos, e todos estarão contra ele; e viverá separado de seus irmãos. 15 Agar deu à luz um filho para Abrão, e Abrão deu o nome de Ismael ao filho que Agar lhe dera. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 16, 1 – 12. 15 – 16

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 105(106), 1 – 2. 3 – 4a. 4b – 5 (R. 1a)
REFLEXÃO: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece? – R.

2. Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo! – R.

3. Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ 23 Então eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores! 24 Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!» 28 Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento, 29 porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 21 – 29

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento. Já Pensou. Nisso?
Talvez estejamos diante da palavra mais dura de toda a Bíblia: "nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus". Pregadores que passaram a vida dizendo que falavam em nome de Jesus ouvirão que "são maus operários". São semelhantes aos amigos de Jó no seu livro. Esses amigos passam toda a obra defendendo Deus e ouvem no final que eles "falaram mal de Deus". Diferente de Jó, que mesmo sendo duro nas suas palavras, era verdadeiro: Jó falou bem de Deus. Santo Agostinho afirma que muitos não crêem em Jesus porque seus pregadores "o pintaram de sangue", transmitiram uma imagem de Deus que não é bíblica nem cristã. A que Jesus pregamos? Que o bom Deus nos livre de falar mal dele. Que o Espírito Santo nos ensino o que falar e como falar, para que seja o Deus vivo, aquele que seja levado ao irmão e não um Deus por nós fabricado.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

terça-feira, 27 de junho de 2023

HOJE É QUARTA-FEIRA 28 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS: ELES VÊM A VOCÊS VESTIDOS COM PELES DE OVELHA, MAS POR DENTRO SÃO LOBOS FEROZES. VOCÊS OS CONHECERÃO PELOS FRUTOS DELES:

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 28 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Cuidado com os falsos profetas: eles vestem com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
SANTO IRINEU, BISPO E MÁRTIR, MEMÓRIA
 (vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1 Depois desses acontecimentos, o Senhor dirigiu a palavra a Abrão, através de uma visão: Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo, e sua recompensa será muito grande. 2 Abrão respondeu: «Senhor o Senhor, o que me darás? Continuo sem filho, e Eliezer de Damasco será o herdeiro da minha casa!» 3 E acrescentou: «Como não me deste descendência, um dos servos de minha casa é que será o meu herdeiro!» 4 Então o Senhor dirigiu esta palavra a Abrão: «O seu herdeiro não será esse, mas alguém que sair do sangue de você». 5 Depois o Senhor conduziu Abrão para fora, e disse: «Erga os olhos ao céu e conte as estrelas, se puder». E acrescentou: «Assim será a sua descendência. 6 Abrão acreditou no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. 7 O Senhor disse a Abrão: «Eu sou o Senhor, que fez você sair de Ur dos caldeus, para lhe dar esta terra como herança. 8 Abrão respondeu: «Senhor Dues, como vou saber que irei possuí-la?» 9 o Senhor lhe disse: «Traga-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e uma pombinha. 10 Abrão levou ao Senhor todos esses animais, partiu-os pelo meio e colocou cada metade na frente da outra; mas não partiu as aves. 11 As aves de rapina desciam sobre os cadáveres e Abrão as enxotava. 12 Quando o sol ia se pondo, um torpor caiu sobre Abrão, e ele sentiu muito medo. 17 Quando o sol se pôs e veio a noite, uma labareda fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os animais divididos. 18 Nesse dia, o Senhor estabeleceu uma aliança com Abrão nestes termos: «À sua descendência eu darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 15, 1 – 12. 17 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 104(105), 1 – 2. 3 – 4. 6 – 7. 8 – 9 (R. 8a)
REFLEXÃO: O Senhor se lembra sempre da Aliança. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! – R.

2. Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! – R.

3. Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. – R.

4. Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 «Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. 18 Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19 Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. 20 Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 15 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão. Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: Já Pensou. Nisso?
O Papa Francisco nos apresenta uma realidade próxima ao evangelho de hoje, que pode ajudar-nos a discernir nossa vida e a vida da comunidade eclesial. Ao falar da "mundanismo espiritual" (cf. EG 93-97) o Papa nos previne sobre uma forma de viver que pode incrustar-se entre nós. A "mundanidade espiritual" busca uma glória puramente humana; um desejo de bem-estar pessoal acima de qualquer outra coisa. Sua pretensão de dominar a comunidade eclesial se disfarça de esforço decidido por fazer com que as coisas saiam o melhor possível. Porém, os resultados provocam bem o contrário: A Igreja se transforma em museu; em baluarte onde mandam uns poucos; em espaço para conquistas sociais ou políticas onde fazer alarde de influências; um âmbito auto-referências de auto-ajudar; uma organização quase empresarial, elitista, distanciada do Povo de Deus. "Não deixemos que nos roubem o evangelho!", conclui Francisco. A comunidade de Jesus terá as marcas de sua encarnação, crucifixão e ressurreição. E sairá ao encontro dos excluídos que esperam sedentas suas palavras de vida nova.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

segunda-feira, 26 de junho de 2023

HOJE É TERÇA-FEIRA 27 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TUDO O QUE VOCÊS DESEJAM QUE OS OUTROS FAÇAM A VOCÊS, FAÇAM VOCÊS TAMBÉM A ELES. POIS NISSO CONSISTEM A LEI E OS PROFETAS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 27 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis: 2 Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5 Ló, que acompanhava Abrão, também possuía ovelhas, bois e tendas, 6 de modo que não podiam viver juntos na terra, porque suas posses eram tão grandes que não podiam morar juntos. 7 Por isso houve discussões entre os pastores de Abrão e os de Ló. Nesse tempo, os cananeus e ferezeus habitavam nessa terra. 8 Abrão disse a Ló: «Não haja discussões entre nós, nem no meio de nossos pastores, porque somos irmãos. 9 A terra inteira está diante de você. Por isso lhe peço que se separe de mim. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda. 10 Ló ergueu os olhos e viu que o vale do Jordão, até a entrada de Segor, era todo irrigado; isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra: parecia o jardim do Senhor ou o Egito. 11 Ló escolheu para si todo o vale do Jordão e emigrou para o oriente. E assim os dois irmãos se separaram. 12 Abrão morou em Canaã, e Ló nas cidades do vale, armando suas tendas até Sodoma. 13 Os habitantes de Sodoma eram grandes criminosos e pecavam contra o Senhor. 14 O Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: «Erga os olhos, e aí, do lugar onde você está, olhe para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15 Eu darei toda a terra que você está vendo, a você e à sua descendência, para sempre. 16 Tornarei a sua descendência como a poeira da terra: quem puder contar os grãos de poeira da terra, poderá contar seus descendentes. 17 Levante-se, e percorra esta terra no seu comprimento e na sua largura, pois eu a darei a você». 18 Abrão levantou a tenda e foi estabelecer-se junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e aí construiu um altar em honra do Senhor. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 13, 2. 5 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 14(15), 2 – 3ab. 3cd – 4ab. 5 (R. 1b)
REFLEXÃO: Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. – R.

2. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. – R.

3. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 «Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês.» 12 «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. 13 «Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 6. 12 – 1 4

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e Salvação. Já Pensou. Nisso?
O discurso da montanha vai chegando ao fim. A liturgia de hoje apresenta três recomendações de Jesus a seus discípulos e constata como é difícil assumi-las na própria vida. 1) A doutrina de Jesus é comparável e se apresenta em paridade de condições com as prescrições de Moisés sobre os alimentos sagrados (Ex 22-30). Corresponde à comunidade o discernimento de seus destinatários. 2) Jesus formula positivamente a máxima "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" conhecida no judaísmo e no mundo antigo (Tb 4,15). Sua nova formulação é muito mais exigente e se propõe como síntese da instrução do primeiro testamento. 3) Jesus aplica a seu ensinamento um motivo amplamente recomendado nas Escrituras (Dt 30, 15-20). Optar pela lei de Cristo é escolher o caminho que conduz à vida e, ainda mais, a evidência indica que poucos escolhem caminhar por ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

domingo, 25 de junho de 2023

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 26 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: HIPÓCRITA TIRE PRIMEIRO A TRAVE DO SEU PRÓPRIO OLHO, E ENTÃO VOCÊ ENXERGARÁ BEM PARA TIRAR O CISCO DO OLHO DO SEU IRMÃO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 26 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Hipócrita tire, primeiro a trave do seu próprio olho.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1 o Senhor disse a Abrão: Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 2 Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. 3 Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas. 4 Abrão partiu conforme lhe dissera o Senhor. E Ló partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Abrão levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que possuíam e os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram para a terra de Canaã e aí chegaram. 6 Abrão atravessou a terra até o lugar santo de Siquém, no Carvalho de Moré. Nesse tempo, os cananeus habitavam essa terra. 7 O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: «Eu darei esta terra à sua descendência». Abrão construiu aí um altar o Senhor, que lhe havia aparecido. 8 Daí, passou para a montanha, a oriente de Betel, e armou sua tenda, com Betel a oeste e Hai a leste. E aí construiu um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. 9 Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi para o Negueb. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 12, 1 – 9

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 32(33), 12 – 13. 18 – 19. 20 e 22 (R. 12b)
REFLEXÃO: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens. – R.

2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. – R.

3. No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Não julguem, e vocês não serão julgados. 2 De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. 3 Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4 Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: ‘deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você mesmo tem uma trave no seu? 5 Hipócrita tire, primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 7, 1– 5

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não julguem, e vocês não serão julgados. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? Hipócrita tire, primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão. Já Pensou. Nisso?
Santa Teresa de Ávila discorria que a "humildade é andar na verdade"; e Santo Antônio Maria Claret, por sua parte, recomendava que seus missionários procurassem crescer nesta virtude, considerada pelo santo a mais necessária para a missão, e a cujo exame havia dedicado longos anos de sua vida. Talvez seja esta a chave para abordar o evangelho de hoje, de per si muito eloqüente. Jesus pede que seus discípulos evitem julgar os demais. Ao fazê-lo demonstram uma atitude própria dos ambientes religiosos (da qual nem seus seguidores circunstanciais nem os membros da comunidade do evangelista Mateus percebem ter sido uma exceção). Trata-se da hipocrisia que se disfarça de genuíno interesse pelos irmãos. Poderia atribuir ao olho a capacidade ou incapacidade da complexa tarefa de contemplar a totalidade das situações. Jesus, no entanto, indica que convém responsabilizar-nos pela comunidade assumindo antes, sem complexos e com sadio realismo, o trabalhoso discernimento da própria vida.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sábado, 24 de junho de 2023

HOJE É DOMINGO 25 DE JUNHO DE 2023: TEMA DO DIA XII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: NÃO TENHAM MEDO DAQUELES QUE MATAM O CORPO, MAS NÃO PODEM MATAR A ALMA.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 25 de junho de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Não tenham medo daqueles que matam o corpo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias – Jeremias disse: 10 Eu escutava muita gente comentando: «Terror ao redor. Denunciem, vamos denunciá-lo. Todos os meus amigos esperam que eu tropece: «Quem sabe ele se deixe seduzir! Então o dominaremos e nos vingaremos dele. 11 O Senhor, porém, está ao meu lado como valente guerreiro. Por isso, aqueles que me perseguem tropeçarão e não conseguirão vencer; eles ficarão profundamente envergonhados, porque não terão êxito, e a vergonha deles será eterna e inesquecível. 12 O Senhor dos exércitos, tu que examinas o justo e vês os rins e o coração, que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois foi a ti que eu confiei a minha causa. 13 Cantem o Senhor, louvem o Senhor, pois ele livrou a vida do pobre das mãos dos malvados. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 20, 10 – 13 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao
Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 68(69), 8 – 10. 14 e 17. 33 – 35 (R.14c)
REFLEXÃO: Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

1. Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador. – R.

2. Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor! – R.

3. Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 12 Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. 13 De fato, já antes da Lei existia pecado no mundo, embora o pecado não possa ser levado em conta quando não existe Lei. 14 Ora, a morte reinou de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não haviam pecado, cometendo uma transgressão igual à de Adão, o qual é figura daquele que devia vir. 15 O dom da graça, porém, não é como a falta. Se todos morreram devido à falta de um só, muito mais abundantemente se derramou sobre todos a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 5, 12 – 15 

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26 «Não tenham medo deles, pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido. 27 O que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados. 28 Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. 30 Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. 33 Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 10, 26 – 33

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Já Pensou. Nisso?
O evangelho conservou alguns ditos ou refrãos com os quais Jesus exortava a comunidade dos discípulos a não deixar-se intimidar pelas adversidades. Os discípulos, com freqüência, viam a ameaça evidente representados pelos grupos armados, mas eram incapazes de descobrir o perigo escondido em muitas pessoas e instituições que alienavam e submetiam ideologicamente as pessoas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!