quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

HOJE É QUINTA-FEIRA 05 DE JANEIRO DE 2023: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DO TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ANTES QUE FILIPE CHAMASSE VOCÊ, EU O VI QUANDO VOCÊ ESTAVA DEBAIXO DA FIGUEIRA. NATANAEL RESPONDEU: RABI, TU ÉS O FILHO DE DEUS, TU ÉS O REI DE ISRAEL!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 05 de janeiro de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Antes que Filipe chamasse você, eu o vi!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DO TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA 
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 11 Porque esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 12 Não como Caim: pertencendo ao Maligno, ele matou o seu próprio irmão. E por que o matou? Porque as obras de Caim eram más, e as do seu irmão eram justas. 13 Não estranhem irmãos, se o mundo odeia vocês. 14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos aos irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna. 16 Compreendemos o que é o amor, porque Jesus deu a sua vida por nós; portanto, nós também devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Se alguém possui os bens deste mundo e, vendo o seu irmão em necessidade, fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18 Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. 19 Desse modo saberemos que estamos do lado da verdade; e diante de Deus poderemos tranqüilizar nossa consciência; 20 e isso, mesmo que a nossa consciência nos condene, porque Deus é maior do que a nossa consciência, e ele conhece todas as coisas. 21 Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigirmos a Deus, – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São João 3, 11 – 21

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 99(100), 2. 3. 4. 5 (R.2a)
REFLEXÃO: Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! – R.

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. – R.

3. Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei! – R. 

4. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, 43 No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galiléia. Encontrou Filipe e disse: «Siga-me.» 44 Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro. 45 Filipe se encontrou com Natanael e disse: «Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José.» 46 Natanael disse: «De Nazaré pode sair coisa boa?» Filipe respondeu: «Venha, e você verá. 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» 48 Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira. 49 Natanael respondeu: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» 50 Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas. 51 E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 1, 43 – 51

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas. E Jesus continuou: Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Já Pensou. Nisso?
Jesus começou sua missão chamando pessoas interessadas por sua proposta alternativa de formar comunidade. Natanael representa o povo Judeu que continua apegado a categorias do passado e cujos medos e preconceitos para com outras pessoas não lhes permitem ver a presença de Deus. Jesus louva a Natanael como modelo de Israelita e o conecta com a figueira do povo de Israel: “Como uvas no deserto encontrei Israel; como a fruta temporã da figueira em seu princípio vi seus pais” (Os 9,10). Quando Natanael se sente interpelado nas categorias judaicas que conhece, é que “confessa” que Jesus é o Mestre, que anuncia uma missão aberta a todas as pessoas que são capazes de abrir-se a outras realidades. Jesus nos chama agora e nos convoca para seu seguimento. Às vezes preferimos ficar sentados debaixo da “figueira” do conforto, que adentrar no discipulado de Jesus. Nossos medos e preconceitos para com outras pessoas e culturas nos colocam ao lado de Natanael, e não da proposta aberta de Jesus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário